Por Fábio Sormani
A primeira etapa da travessia do Santos rumo aos 43 pontos foi cumprida: goleou o Juventude na Vila Belmiro por 4-1 na noite desta segunda-feira (10/10) e chegou aos 40 pontos. Com mais três a equipe atinge os 43 mencionados e, segundo minhas projeções (clique aqui), não cai. Não é preciso chegar aos 45.
Com a goleada, o Santos abriu dez pontos em relação ao Z4, uma vez que o Atlético não passou de um empate em Goiânia contra o líder Palmeiras em 1-1 e chegou a 29 pontos. O Cuiabá abre o Z4 com 30.
O Santos tem mais sete jogos até o fim da competição. Deste septeto de partidas, três delas serão na Vila (Corinthians, Avaí e Fortaleza) e quatro fora (Red Bull, Flamengo, Atlético-GO e Botafogo). Precisa de apenas uma vitória para bater nos 43 pontos.
Obviamente que esses três pontos têm que ser conquistados diante do Avaí, um time tão frágil quanto o Juventude, vice-lanterna deste Brasileirão com apenas uma vitória e três empates obtidos longe de Santa Catarina.
A vitória diante do Avaí é, pois, o complemento da travessia final do caminho do Santos para se manter na Série A e evitar o inédito e vergonhoso rebaixamento.
O que vier além de se manter na Série A será bônus. O Santos (leia-se Andrés Rueda, presidente do clube) fez tudo errado este ano — repetindo o que fez no ano passado. Segue envergonhando os torcedores, que compareceram em número razoável na Vila Belmiro para ver os 4-1. Foram 9.171 pagantes, proporcionando ridículos R$ 360.712,50. Como competir sem dinheiro? Barueri é logo ali, presidente Rueda.
Os santistas mais entusiasmados esfregam as mãos sonhando mais alto. Sul-americana? Quem sabe. Libertadores? Melhor não ir porque pode manchar a linda história que o Santos construiu no exterior quando Pelé desfilava em campo com sua camisa 10.
O Santos, hoje, não tem time para jogar a Libertadores. Amanhã? Acho difícil, pois o que o Santos arrecada por temporada é constrangedor (Barueri é logo ali, presidente Rueda).
Sobre esse tema falarei mais para frente.
O jogo
Os 4-1 foram construídos no segundo tempo. O primeiro não passou de razoável. Mas no segundo…
No segundo, o time deslanchou e fez o 1-0 da etapa inicial se transformar nos 4-1 finais. Lucas Braga foi o grande destaque do jogo. Menções também para Ângelo e Marcos Leonardo. E o pessoal que veio do banco não decepcionou.
Ah, mas foi contra o Juventude. Sim, foi contra o Juventude, mas quando se pega times assim tem que fazer o que foi feito: goleou.
Isso dá moral para a equipe para o seguimento do campeonato.
Segunda-feira que vem (17/10) o adversário é o Red Bull, em Bragança Paulista. Se você não sabe, desde que o Bragantino se transformou em Red Bull, o único time grande que ele não conseguiu vencer foi o Santos.
Por que não sonhar com mais uma vitória?
Atuações
João Paulo — Não teve culpa no gol. De resto, viu em campo a goleada santista. Nota 5.
Auro — Saiu no intervalo, lesionado. Ninguém sentiu sua falta. Nota 3.
Luís Felipe — Um gigante na zaga. Não perdeu nenhuma disputa. Nota 7,5.
Bauermann — No mesmo nível do companheiro. Nota 7,5.
Felipe Jonatan — Tem jogado bem ultimamente. Nota 6.
Fernandez — Incansável protetor da zaga. E ainda encontra tempo para atacar. Nota 7,5.
Sanchez — Deixou a desejar na marcação, mas, convenhamos, ele nunca foi um segundo volante. Saiu também no intervalo. Nota 5,5.
Ângelo — Ganha confiança à medida que o tempo passa. E, com ela, produz mais. Ótima assistência para o quarto gol. Nota 7.
Lucas Barbosa — Correu demais, produziu de menos. Ainda está à procura da estabilidade e da confiança que farão seu futebol crescer. Nota 5.
Marcos Leonardo — Fez um gol muito bonito. Foi importante fazê-lo para tirar a uruca do jogo passado. Nota 7.
Lucas Braga — O melhor jogador da partida. Dois gols e um jogo vertical que desarrumou muitas vezes a zaga adversária. Nota 8.
Madson — De cabeça fez seu terceiro gol neste Brasileiro. Não teve trabalho para marcar quem caiu pelo seu lado. Nota 6,5.
Sandry — Fechou o setor onde Sanchez jogava e evitou que o Juventude se criasse por ali. E ainda distribuiu bem o jogo. Parece estar recuperando seu futebol. Nota 6,5.
Edcarlos — Deu uma assistência primorosa para Marcos Leonardo. Sua movimentação me surpreendeu positivamente. Nota 6,5.
Camacho — Jogou apenas 14 minutos e não teve que fazer nada demais. Nota 5.
Miguelito — Os mesmos 14 minutos de Camacho, mas bagunçou o jogo quando pegou a bola. Caiu nas graças da torcida. Nota 7.
15 respostas para “Santos goleia e dá passo importante para permanecer na Série A”
Falou tudo sormani o S.F.C. é pra todos os santistas de coração. Barueri é logo ali presidente Rueda 🏳️🏴
CurtirCurtir
Falou tudo sormani o S.F.C. é pra todos os santistas de coração. 🏳️🏴
CurtirCurtir
SORMANI, PARABÉNS PELO BLOG e PELO NOVO TRABALHO!
CurtirCurtir
Pelo menos, dessa vez, o técnico não demorou para perecebr os erros de sua escalação. Mudou 3 logo no intervalo (mesmo que o Auro tenha sido por problemas físics). E, para ficar bem com a torcida, aproveitou o momento e pode ser lembrado como o técnico que lançou Miguelito no time principal (como se isso fizesse diferença). POR ENQUANTO, estamos nos livrano do rebaixamento.
CurtirCurtir
Vale uma referência ao técnico que dessa vez fez 3 substituições no intervalo, o que foi uma boa opção para corrigir o erro inicial, mesmo que o Auro tenha saído por questões físicas. E, para fazer média com a torcida, e para ser reconhecido como “o técnico que deu a primeira chance ao Miguelito” (como se isso fosse realmente relevante), colocou em campo mais um jogador que se mostra diferenciado, mas ainda apenas para ganhar minutos. Sem pressão para que ele não seja queimado pela expectativas.
CurtirCurtir
Vim por causa dos donos da bola. 🙂
CurtirCurtir
Sormani, cria um canal do Youtube, lá é uma boa ferramenta para nos podemos acompanhar o seu trabalho.
CurtirCurtir
Está nos planos!
CurtirCurtir
Legal Sormani vai faz isso vamos te apoiar sucesso
CurtirCurtir
o santos precisa voltar a demonstrar toda a sua força no futebol! Parabéns pelo blog! fiquei sabendo através do Neto “os donos da bola”
CurtirCurtir
Muito bom Sormani, boa sorte com o blog! Parabéns
CurtirCurtir
Parabéns Sormani, é isso.
CurtirCurtir
Sormani fixo nos donos da bola por favor.
CurtirCurtir
Abraço Fabinho, sucesso no seu blog abraço
CurtirCurtir
Gostei do “Barueri é logo ali, presidente Rueda”….
CurtirCurtir