Parabéns, Pelé, o único gênio na história do futebol mundial

Por Fábio Sormani

Pelé faz hoje (23/10) 82 anos. Aniversário de Rei tem que ser sempre reverenciado. Não precisa esperar as chamadas datas cheias.

Pelé é o maior jogador de futebol de todos os tempos. Pela sua habilidade, criatividade, letalidade, e outros “ades” que você encontrar.

Mas o “ade” mais importante é este: genialidade.

Na história do futebol não houve nenhum outro gênio. Houve craques, jogadores extrasséries. Mas gênio, só Pelé.

E nem vou falar dos seus mais de mil gols, das três Copas do Mundo, do bi da Libertadores e Mundial com o Santos e nem dos seus seis títulos brasileiros. Nem vou falar das incontáveis excursões que o Santos fazia pelo mundo por causa de Pelé. Nem vou falar que a presença do Santos na Europa fazia os campeonatos nacionais pararem para que Pelé pudesse se exibir para êxtase dos europeus. Nem vou falar da guerra que o Santos de Pelé parou na África para que todos pudessem ver o Rei em ação. E nem do caso insólito do árbitro boliviano (ou venezuelano?, não importa) que expulsou Pelé em um amistoso e a torcida fez Pelé voltar e ela expulsou o árbitro estraga prazer.

O que eu quero dizer sobre Pelé é que ele mudou o curso do jogo. Colocou-o em outro patamar.

Antes de Pelé o futebol era de um jeito; depois do Rei o futebol passou a ser jogado de outra maneira.

Pelé deu velocidade ao jogo; Pelé mostrou que o preparo físico era importante e não poderia ser desprezado; Pelé ensinou que jogador não podia se limitar apenas a uma função em campo: Pelé jogou em todos os setores do gramado, o que, até então, não existia — até no gol Pelé agarrou.

Os que vieram depois de Pelé (Messi, Maradona, Cruijff, Gullit, Zidane, Platini, Eusébio, Cristiano Ronaldo e quem mais você quiser colocar ou se lembrar), todos esses jogadores nada mais fazem do que versar sobre um tema que Pelé criou.

Nenhum deles criou nada. Nenhum deles mudou o curso do futebol como Pelé o fez. Nenhum deles elevou o patamar do futebol. Por isso não podem ser colocados na categoria dos gênios.

Pelé fez isso. Pelé é gênio. Pelé é genial.

Pelé: o maior jogador de futebol de todos os tempos. Foto: Reprodução

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: