Por Fábio Sormani
O associado do Santos votou na tarde deste domingo (6/11) mudanças no estatuto do clube. Gostei da aprovação das mudanças.
Com ela, entre outras coisas, o Santos se adequa à SAF (até este momento não havia qualquer regulamentação a esse respeito), tira o poder do Conselho Gestor (CG) que presidia o clube junto com o presidente e finalmente aprovou homenagem ao seu maior ídolo: Pelé.
E tão importante quanto tudo isso é o fato de que os associados continuarão tomando decisões dentro do clube. Qualquer ítem que for colocado na pauta de votação, só será aprovado se tiver o sim de dois terços dos associados, o que não é pouco.
Adequar-se à SAF era necessário neste momento. A partir de agora, existe uma regra. O interessado leva a proposta ao CG, que entrega ao Conselho Deliberativo (CD), que se aprovar passa ao Conselho Fiscal. Se esse também der o sinal verde, a proposta de compra retorna para o CD e ele convoca assembleia geral que vai aprovar ou não. Assembleia geral = sócio votando. E se não tiver dois terços dos votos na assembleia geral, não será aprovada a mudança para SAF. Se conseguir os dois terços, é aprovada. Ou seja: o sócio (ou torcedor, por isso é importante que você, torcedor, torne-se sócio) é quem vai decidir.
Quanto ao CG, ele vem engessando o presidente do clube. Edu Dracena, ex-executivo de futebol do Santos, reclamou muito sobre isso. Falou que muitas contratações que deveriam ter sido feitas não o foram por causa do veto do CG. O que tem que ficar claro (e agora ficou com as modificações de hoje) é que o CG é igual ao VAR: ele chama o árbitro para ver o lance, mas quem decide é o árbitro. O CG tem que orientar, mas a decisão final tem que ser do presidente. Afinal, o regime do Santos é presidencialista e não parlamentarista. Do jeito que estava, o presidente não mandava.
Pelé: eu sempre fui a favor de se aposentar a camisa 10. Mas respeito quem não vê assim. Portanto, essa é uma questão que não tem unanimidade. Por isso, a solução veio com a inclusão de uma coroa que será colocada acima do distintivo, entre as duas estrelinhas em homenagem ao Rei Pelé. Homenagem que já deveria ter ocorrido há quase meio século.
É isso, basicamente, torcedor santista. E é importante que você não se esqueça jamais: tudo, absolutamente tudo, será decidido pelo associado. Por isso, torne-se sócio e ajude a decidir o destino do Santos. E quando todos votam, o nome disso é democracia.
2 respostas para “Mudanças no estatuto fazem o Santos dar um passo em direção ao futuro”
A camisa dez com os números quadrados, terá que entrar em campo todos os jogos…., melhor maneira de eternizar o rei Pelé…., além de apresentar todos os atletas com o 10 na camisa…..
CurtirCurtir
Excelente, tive a honra de participar dessa eleição como Sócio Rei e votei *aprovo*, justíssima homenagem ao PELÉ, parabéns a todos, acho que o Santos está no caminho certo
Sou Paulo dos Santos - de Osasco SP
CurtirCurtir