Base do Palmeiras supera atualmente a base do Santos

Por Fábio Sormani

O Santos ganhou a fama de ter a melhor base do Brasil. Atualmente, isso não é verdade.

Neste momento a melhor base do Brasil é a do Palmeiras. Incrível, né?, Palmeiras que nunca se incomodou com a base (tanto que ganhou apenas este ano a sua primeira Copinha) e que sempre reforçou seu time não com a base, mas sim contratando. A história mostra isso.

Tudo começa a mudar com a chegada do executivo Alexandre Mattos, que coloca na cabeça dos dirigentes do Palmeiras a necessidade de se investir na base, contratando os melhores profissionais da área, investindo na estrutura para os meninos e fazendo um trabalho agressivo de captação de reforços pelo Brasil.

O resultado começou a aparecer rapidamente. O Palmeiras passou a dominar os campeonatos da base. Neste ano ganhou o Brasileiro, Copa do Brasil e a Copinha no sub-20 e no sub-17 venceu o Brasileiro, Copa do Brasil e o Paulista.

O único título que o Palmeiras não ganhou na base foi o Paulista sub-20, que ficou com o Santos. E por falar em Santos, voltamos ao início da nossa conversa.

O Santos goza desse prestígio, mas, como eu disse, neste momento, com sua base tentando se recuperar do sucateamento que houve por lá por conta de recentes administrações predatórias, poucos são os títulos conquistados e poucos são os jogadores revelados.

Quem o Santos revelou últimamente? Yuri Alberto (mal jogou no Santos) Kaio Jorge, Marcos Leonardo, Ângelo… Quem mais? Na base atual, tem um garoto do sub-17, o Deivid, camisa 9, que é diferenciado. Também sub-17, como o Deivid, tem o zagueiro Jair. E no sub-20 há o meia boliviano Miguelito. E mais ninguém.

O Palmeiras, em contrapartida, além de ganhar títulos, revelou jogadores do quilate de um Danilo, Gabriel Veron, Gabriel Menino, Wesley e o Patrick de Paula, jogadores que a gente está ouvindo falar e que ajudaram o time principal a ser campeão.

E há os que vão ser falados brevemente, como Jhon John (deve ser o substituto do Scarpa, que está indo para o Nottinghan Forest), Giovani (que já foi promovido para o time de cima, mas uma lesão o impediu de desabrochar já nesta temporada), Luís Guilherme (fez o gol do título da Copa do Brasil sub-20), Michel (um beque destro, também do sub-20, que joga até de lateral-esquerdo) e, obviamente, o Endrick, a maior revelação do futebol brasileiro na atualidade.

O Palmeiras é hoje o clube mais bem estruturado na base do futebol brasileiro. Mas este foi um trabalho que começou em 2015 e que agora começa a dar frutos.

O Santos tenta se reerguer, mas isso vai demorar ainda mais alguns anos para que o time possa, como o Palmeiras, descobrir suas joias que serão importantes não apenas para encher o cofre, mas também para ganhar títulos.

Na base e no adulto, como vem fazendo o Palmeiras.

Endrick, a maior joia da base do Palmeiras. Foto: Instagram

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: