Por Fábio Sormani
Vocês repararam que a Copa do Mundo reúne os melhores jogadores, mas não os melhores treinadores? Com exceção do Hans-Dieter Flick (Alemanha) e do Luiz Henrique (Espanha), as demais seleções não contam com o que tem de melhor no mercado.
Exemplos de treinadores que poderiam estar neste Mundial do Catar: Pep Guardiola, Jürgen Klopp, Antonio Conte, Thomas Tuchel, Diego Simeone, José Mourinho, Carlo Ancelotti etc.
E por que os melhores treinadores do mundo não estão no maior evento de futebol do mundo? Simples, por dois motivos: 1) ganham muito mais nos clubes; 2) nas seleções, o trabalho deve ser frustrante para esses obcecados por treinamento, uma vez que eles pouco ficam com os jogadores.
E treinador bom, hoje em dia, faz a diferença. Ainda mais que o futebol possibilita, agora, cinco alterações por partida.
E nesta Copa do Catar, a minutagem por partida aumentou. Isso faz com que o trabalho do treinador seja ainda mais notado.
É uma pena, mas esse cenário não vai mudar. Jamais.
Por isso, Copa do Mundo é um torneio onde veremos sempre os melhores jogadores, mas jamais os melhores treinadores.
Uma resposta para “Copa do Mundo é dos jogadores e nunca será dos treinadores”
Comentário lúcido e preciso. Enquanto a Copa for essa espécie de ONU de chuteiras. Os melhores jogadores estão lá, mas estão também um monte de jogadores bem abaixo da média. Na verdade, a champions é mais importante, esportiva e financeiramente. A Eurocopa também é mais atraente. O dinheiro do mundo está lá.
CurtirCurtir