Por Fábio Sormani
Não há como não se deixar contagiar pelo trabalho que o Fortaleza vem fazendo. E o responsável por isso tem nome e sobrenome: Marcelo Paz.
O presidente do Leão do Pici está mudando o clube de patamar. Não há como olhar para o Brasileiro e não colocar o Fortaleza entre os melhores.
Há pouco mais de meia década, a gente olhava para o clube e o imaginava brigando para evitar rebaixamentos ou mesmo para não sumir. Hoje não é mais assim.
“O Fortaleza é um exemplo recente de organização, para a evolução de um clube no futebol brasileiro. Um clube que passou oito anos na Série C, que não tinha perspectiva nenhuma de quatro, cinco anos depois estar disputando competições sul-americanas”, declarou Paz recentemente.
Pura verdade.
Paz tornou-se presidente do Fortaleza em 2017, mas antes já havia trabalhado como diretor de futebol do clube. Com critério, austeridade e visão, começou a administrar o clube e o resultado todos estamos vendo.
Melhorou dramaticamente a estrutura do clube, que hoje não deve nada aos “grandes” da região Sul/Sudeste do país. E entendeu que jogar no Castelão era fundamental para o crescimento do clube, um estádio para 64 mil pessoas, ao invés do acanhado Presidente Vargas (21 mil lugares), mesmo que os custos do estádio sejam bem maiores.
Com isso, foi possível aumentar o contingente do plano sócio-torcedor. Hoje o Fortaleza conta com mais de 45 mil sócios-torcedores, o que não seria possível se o clube insistisse em se apresentar em palcos pequenos. E não para de crescer.
O jornal “O Povo”, de Fortaleza, na edição desta terça-feira (20/12) traz a evolução arrecadatória do clube de 2018 para cá. Vejam no quadro abaixo:
Ou seja: a arrecadação aumenta (só houve um decréscimo na época da pandemia). E se continuar assim o Fortaleza vai conseguir se manter no topo, pois chegar no lugar mais alto do pódio alguns chegam, mas poucos conseguem se sustentar.
O Fortaleza segue escalando a montanha, pois ela é alta. E não dá sinais de que vai despencar. Tudo graças a um presidente muitíssimo acima da média e de uma torcida apaixonada.
Quem o Fortaleza contratou para a próxima temporada? Picachu voltou, o lateral-esquerdo Bruno Pacheco do rival Ceará chegou, o também lateral-esquerdo Gabriel Suazo (Colo-Colo) está perto de acertar, assim como Dudu, lateral do outro lado (Atlético-GO). Além disso, o clube renovou com os atacantes Silvio Romero e Thiago Galhardo e com o goleiro Fernando Miguel.
Mas as duas grandes estrelas estão do lado de fora: o excelente técnico Juan Pablo Vojvoda (que esteve na mira de muitos times grandes do eixo Rio-SP e de quem eu falarei mais para frente) e o presidente Marcelo Paz.
Ah se todos os times tivessem um presidente desse naipe.
Uma resposta para “Fortaleza é exemplo para muitos times do Sul/Sudeste do Brasil”
E o santos FC, se apequenando cada vez mais em santos.
E agora parece que terá uma arenazinha pra 30mil..
O Santos com um time horrível, jogou em São Paulo 2 vezes, e bateu seu recorde de público e renda….e os CORONÉ insistem que a cidade do litoral ainda é viável…
Cuidado, se cair pra segundona, seremos a nova portuguesa…
CurtirCurtido por 1 pessoa