Por Fábio Sormani
Santos debutou na noite deste sábado (14/01) no Campeonato Paulista. Venceu o Mirassol por 2-1, mas o futebol apresentado foi horroroso.
A impressão que deu foi que os jogadores se encontraram meia hora antes do jogo, sem nunca terem treinado juntos. Mas o fato é que o time treinou dez dias em Atibaia.
Esperava muito mais. Mas não é justo decretar que o futuro será tenebroso, como foi nos dois últimos campeonatos estaduais e nos dois últimos brasileiros.
Vamos aguardar um pouco mais. Mesmo com jogos agora praticamente duas vezes por semana, sem tempo para treinar, o jogo em si serve também para dar entrosamento.
Agora, uma coisa os treinos não dão: entrega em campo. A maioria dos jogadores se esforçou menos do que podia.
O Mirassol demonstrou uma vontade muito maior em campo. Dividiu todas, chegou na frente todas, marcou muito melhor.
Quando você, em início de trabalho, não se iguala ao adversário na vontade, fica difícil. Não sou daqueles que acham que o problema foi ter apenas dois volantes: o problema, para mim, foi que Ângelo, Mendoza e Soteldo não se aplicaram no jogo sem a bola.
Aí é fogo — pra não dizer outra coisa. Se jogar com essa mesma falta de vontade a temporada toda, vai ser um sofrimento danado.
E não tem técnico que dê jeito nisso, pois isso tem a ver muito mais com o caráter do atleta em campo do que com as orientações táticas que ele recebe de seu treinador.
Atuações
João Paulo — Falhou feio no gol, mas se redimiu no segundo tempo ao fazer uma defesa milagrosa. Nota 4.
João Lucas — Tímido. Nota 2.
Maicon — Perdido em campo. Nota 2.
Bauermann — Pelo menos lutou. Nota 3,5.
Lucas Pires — Mais uma atuação sofrível. Nota 1,5.
Zanocelo — Sem comentários. Nota 0,5.
Dodi — Correu feito barata tonta. Nota 1,5.
Ângelo — Sofrível. Nota 0,5.
Soteldo — Quando foi para a ponta, rendeu. De seus pés saíram o pênalti que resultou no primeiro gol e a assistência para o segundo. Nota 6.
Mendoza — Se esforçou demais, jogou de menos. Nota 2,5.
Marcos Leonardo — Um gol de pênalti e um pênalti perdido. Só bate no canto esquerdo do goleiro. Já está ficando manjado. Se não treinar variações, tem que ser sacado das cobranças penais. Nota 2,5.
Nathan — O de sempre; ou seja, quase nada. Nota 1,5.
Sandry — Melhorou o meio-campo no quesito marcação. Nota 3,5.
Camacho — Falar o quê? Nota 0,5.
Lucas Barbosa — Em 20 minutos fez mais do que o Ângelo em 70. Nota 2,5.
Lucas Braga — Se a torcida tivesse com ele a mesma boa vontade que tem com o Ângelo ele poderia render mais, pois o apoio da arquibancada ajuda no anímico do jogador. Fez o gol da vitória. Nota 6.
Pelé
As homenagens feitas ao eterno Rei Pelé antes e durante o jogo foram bonitas. A torcida compareceu em grande número (13.152 pagantes e renda de R$ 566.020,00) e reverenciou Pelé o tempo todo — e isso se estendeu para o time em campo.
Bacana, voltou a dizer, mas continuo esperando por ações concretas que marquem definitivamente a grandeza de Pelé no Santos e em Santos.
Até agora, nada. O que está sendo feito é o mínimo que se podia esperar.
6 respostas para “Santos: uma estreia tenebrosa e uma vitória enganosa.”
Oq atrapalha o santos é a quantidade de empresários de jogadores que rondam o tempo todo a vila Transformando, junto com a alguns jornalistas e “formadores de opinião”jogadores medíocres e ídolos
CurtirCurtir
Vou dar o braço a torcer. L.Braga não pode ser reserva do Angelo, concordo com você Sormani, surgindo proposta é melhor vender antes que percebam a burrice que estão fazendo com ele, não me parece que há pessoas capacitadas para orientar ele como havia com Neymar, não há foco nele para ser trabalhado uma evolução fisica, tático e técnico, está largado, sai ano entra ano e parece que há é uma involução. Ou vende ou coloca no banco. Soteldo de meia não dá, ele é bom de frente para o gol em velocidade, quebrador de linhas, meia geralmente pega a bola de costas, precisa ser muito bom em fazer pivô e se livrar da marcação com alguma imposição fisica, ele não tem isso. Vão corrigir essa aberração trazendo um meia? Eu não acredito. A zaga me preocupa, Messias é muito pouco, capaz de durante o ano perder espaço para quem já estava lá como Alex, L.Felipe. Se a zaga está mal os laterais vão ser comprometidos, fomos finalistas da Libertadores com Pará e F.Jonathan porque tinhamos dupla de zaga ok e um volante de quatro pulmões como Pituca. Para um não comprometer outro precisa fazer o seu serviço e o de quem está comprometendo, Santos não tem isso hoje, nem o Fernandez, ele mal consegue fazer o próprio serviço.
CurtirCurtir
Se uma proposta de 20 milhões de euros surgisse para o Angelo aceitaria correndo. Daria para comprar o Claudinho que ainda é novo, ainda sobraria para trazer o Pituca e o J.Lucas, esse meio-campo ai daria o que falar, num jogo mais pegado daria para fazer um losango com Fernandez, mas não tem concepção de futebol esses caas. Outra proposta para aceitar na hora seria para quem surgisse querendo Zanocelo, não acrescenta nada, joga numa zona morta do campo, tem mais nome do que bola. Problema do Santos é esse, formatação ruim do time, se venderem o Angelo alguém acha que 10% desse valor vai para contratação? Não vai. O foco dos caras é boleto. Sabe o que eu penso? Se o Santos estivesse ok, com dinheiro sobrando, a gestão Rueda seria uma tragédia pois não sabem nada de futebol, iriam investir em quem? Olha os nomes de peso que dizem que são, Messias, J.Lucas, Dodi, Mendoza, os caras iriam deixar o dinheiro na conta corrente. kkkk
CurtirCurtir
Bom dia Sormani.
Perfeita sua análise quanto ao jogo e aos jogadores. Não mudo uma vírgula do que disse. Exceto sobre o treinador. Não vou crusifica-lo de imediato, mas se não tiver perfil firme, não vai tirar nada dessa turma. A maioria já se acha craque, e a soberba já está no ar. Enfim, na minha humilde opinião, teremos mais uma ano torcendo contra o rebaixamento, no Paulista e Brasileiro.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pois é, muita expectativa com a pré-temporada. Como diz a velha máxima, treino é treino e jogo é jogo. O q o Santos precisa é de um Modric, mas onde achar e barato? Vida q segue…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Esses coveiros não de cansam de criticar o Presidente Andres Rueda.
Se não pagar as contas o clube fecha as Portas.Fiquem devendo o cartão de crédito para vocês verem o que irá ocorrer…
Andres Rueda administrativamente merece uma estátua na Vila Belmiro.
No Futebol errou sim mas errou porque fez a escolha mais difícil que foi não quebrar o clube trazendo jogadores caros.Trouxe apostas e elas não deram certo.
O Santos paga rigorosamente em dia,tem CND o que a maioria dos clubes não tem e conseguiu avançar no nosso da nossa Arena com a WTorre.
Vamos apoiar a diretoria e para o campeonato Brasileiro com certeza deve chegar mais dois ou três jogadores e um dos jogadores que deve ser o Angelo será vendido.
Apesar dos erros no futebol eu apoio a gestão Andres Rueda que na minha opinião o seu maior erro foi se afastar de São Paulo onde está verdadeiramente a torcida do Santos.
Hoje dificilmente em São Paulo se vê uma criança com a camisa do Santos e regionalizar o Santos apenas na cidade de Santos é um erro absurdo que o Presidente Andrés Rueda está cometendo.
CurtirCurtir