Por Fábio Sormani
O Santos dobrou o São Bento ontem à noite (08/02) na Vila Belmiro por 1-0 e finalmente voltou a vencer no Campeonato Paulista. Com o resultado, o time, que até ontem olhava para baixo na tabela de classificação, agora olha para cima.
Está a um ponto da Inter de Limeira, que na noite desta quinta-feira enfrenta o Palmeiras no Alianz. Tudo indica que deve perder.
Portanto, o Santos está a um ponto do segundo lugar no Grupo A. Em se classificando, seu adversário será o Red Bull Bragantino, que jamais ganhou do Santos desde que se transformou em empresa. Dá para sonhar com a semifinal.
Ou seja, o que uma vitória não faz. Mudou o humor no Santos, na torcida e na mídia santista.
Quanto ao jogo, o resultado não traduz o que aconteceu em campo. O Santos dominou o São Bento do início ao fim. Se acabasse uns três, quatro, não seria exagero.
Tenho dito em minhas tribunas: o time está jogando bem. Faltava vencer. Ontem venceu.
O técnico Odair Hellmann parece que está encontrando o time, e o time parece que está entendendo o que ele quer.
Chegam agora quatro reforços: Lucas Lima, Daniel Ruiz, Joaquim e Alisson. Vai melhorar muito; ou melhor, DEVE melhorar muito, pois além de reforçar o elenco numericamente, tudo leva a crer que em qualidade também.
Lucas Lima é o grande ponto de interrogação. Mas a torcida tem que ajudar. Ele já se desculpou, e o fez humildemente, como os santistas gostariam que fosse. Portanto, bola pra frente, pois, afinal de contas, quem nunca fez bobagens na vida?
Ele reconhece o erro e pede perdão. Se a torcida o perdoar, ele pode render. E em rendendo o time pode melhorar — e muito.
Quanto aos demais, Ruiz é quem causa mais expectativa. O colombiano tem apenas 21 anos. Canhoto, inteligente, agressivo e bom de bola. Mas, não se esqueçam, tem apenas 21 anos. E é colombiano. Tem que se adaptar ao nosso país, à cidade, ao futebol brasileiro e à nova vida.
Isso pode demandar um certo tempo. Há que se ter paciência.
Joaquim é o beque que o Santos procurava para jogar ao lado de Bauermann. Maicon, infelizmente, se machuca demais e, por conta disso, perde o ritmo de jogo. Ontem, por exemplo, cometeu erros primários que normalmente ele não os comete.
Finalmente, Alisson: virá para rodiziar com Rodrigo Fernandez na posição. Os dois têm paixão por tornozelos adversários e, por isso mesmo, vivem suspensos. Um suprirá a ausência do outro. Desta forma, nem sabemos dizer quem será o titular.
Domingo, às 19h, no Morumbi, o Santos pega o São Paulo. Tenho visto o Tricolor jogar. Eles não estão jogando bem. Com um pouco, só um pouco, de coragem o Santos pode ganhar novamente, pois está jogando bola.
Atuações
João Paulo — Uma defesa espetacular no final do jogo que evitou o empate. Nota 6.
João Lucas — Ativo no primeiro tempo, caiu no segundo. Nota 5.
Maicon — Falhou em bolas tolas. Nota 3,5.
Bauermann — Grande partida. Nota 6.
Lucas Pires — Voltou a ser aquele Lucas Pires que encantava quando subiu da base. Nota 7,5.
Dodi — O melhor jogador em campo. Esteve em todos os lugares e ainda evitou o empate depois do rebote da defesa de João Paulo. Nota 8,5.
Sandry — Melhorou muito em relação aos jogos anteriores. Nota 6.
Ângelo — Sua melhor partida nesta temporada. Nota 6,5.
Ivonei — Inibido, o que é compreensível. Nota 4.
Mendoza — O único jogador que destoou. Perdeu um gol incrível! Nota 2,5.
Marcos Leonardo — Atrapalhado, como sempre, mas lutou mais do que o de costume. Nota 4.
Nathan — Entrou no fim do jogo. Deveria ter entrado antes, pois João Lucas caiu muito no segundo tempo. Nota 4.
Pirani — Foi melhor do que Ivonei. Movimentou-se mais e procurou a bola sempre. Nota 5.
Lucas Braga — Muito mais ativo do que o sonolento Mendoza. Nota 4,5.
Raniel — Procurou o jogo, encontrou-o, mas não soube muito o que fazer com ele. Nota 3,5.
Lucas Barbosa — Ao lado do Dodi, o nome do jogo. Fez o gol da vitória. Se eu fosse o Odair o colocaria como titular no jogo contra o São Paulo na vaga do Marcos Leonardo e mudaria o sistema do time. Nota 8.
Uma resposta para “O que uma vitória não faz: Santos agora olha para cima na tabela”
Fazendo jus ao nome os santos vão alavancar o Santos. Ontem foi o Bento, domingo será o Paulo. Com essas 2 vitórias, São Bento e São Paulo, o Santos vai virar a chave. O Dodi, que eu não conhecia, é imprescindível nesse time. O Marcos Leonardo está precisando de um descanso. Não entendo o Luiz Felipe, apesar de vez ou outra fazer uma pixotada, é um bom jogador, melhor que Messias. Vi alguns lances do Ruiz na internet e realmente dá pra se ter alguma expectativa, parece que tem visão de jogo, se apresenta bem e chuta bem, mas como vc disse, é jovem e é preciso ter paciência com a adaptação. O placar de ontem, de fato, não corresponde ao que foi o jogo. O Santos é incaível, mas só isso não basta. É preciso bater Campeão, paulista (muito difícil), copa do Brasil (difícil), sulamericana (mais viável), qq coisa.
CurtirCurtido por 1 pessoa