Goleada para dar corpo e confiança ao Santos na reta final do Paulista

Por Fábio Sormani

Foi uma grande vitória. Mesmo. Alguém pode dizer: ah, foi contra a Portuguesa. O problema é que o Santos se enroscava contra as portuguesas do campeonato. Ou você se esqueceu que o time perdeu para o Guarani (0-2) e empatou com a Ferroviária (1-1)?

Pois então: essa vitória de 4-0 sobre a Lusa, nesse domingo que passou (19/02), foi expressiva. Até porque foi construída no primeiro tempo, quando o time dirigido pelo técnico Odair Hellmann fez seus três primeiros gols.

É certo que o tento inicial marcado por Marcos Leonardo com pouco mais de um minuto ajudou. Mas ele não caiu do céu. Foi fruto do trabalho dos jogadores, da pressão exercida por Ângelo (que tomou a bola do adversário) e especialmente Lucas Lima, que reestreou na Vila Belmiro quase meia década depois de ter saído pela porta dos fundos. LL jogou muito bem. Ao lado de Marcos Leonardo foi o destaque do Santos. Mas não podemos nos esquecer de Dodi, que, aos poucos, vem se solidificando no meio-campo santista, sendo um dos pilares do time. Mas eu falava do primeiro gol, que nasceu da pressão do Ângelo, do passe do LL e do gol do Marcos Leonardo.

Voltemos a falar de Lucas Lima: duas assistências, ótima movimentação, passes e dribles precisos e luz-própria a ofuscar a marcação adversária. Era o 10 que o Santos precisava. E muita gente questionou sua volta — inclusive eu. Mas elogie-se o comportamento dos torcedores que, mesmo com o nariz torcido, entendeu que: já que contratou, vamos apoiar. E foi isso o que ocorreu em Santo André (no primeiro jogo de seu retorno ao Santos) e ontem na Vila: os 11.588 torcedores que estiveram no santuário do futebol apoiaram LL do começo ao fim de seu trabalho com a camisa 23 (o mesmo número que Michael Jordan usava) do Santos. Ao final da partida, eleito o craque do jogo, agradeceu o apoio dos torcedores. E tem que agradecer mesmo, pois muita torcida teria rechaçado um jogador desses depois de tudo o que ele fez.

Aproveito essa história para dizer que, se o Santos quiser melhorar seu patamar, ele tem que ir atrás do Marinho. Escanteado no Flamengo, colocado “à disposição” pelo técnico Vitor Pereira, Marinho, hoje, não deve ser uma pessoa feliz; ao contrário. Feliz ele foi quando jogou no Santos, o único time onde ele “performou” bem em sua carreira, pois foi mal ou discreto em suas passagens por Vitória, Ceará, Cruzeiro, Grêmio e agora Flamengo. O mesmo deu-se com Lucas Lima, invisível por onde jogou à exceção do Santos.

LL era a felicidade personificada ontem, na Vila, depois da goleada santista. Se Marinho for esperto tem que esquecer o Flamengo, entender que seu lugar é no Santos e pedir para voltar. No Santos, assim como LL, ele foi feliz. E não há dinheiro que pague a felicidade de uma pessoa.

Marinho pode voltar a ser feliz e a brilhar. Hoje ele é apenas um jogador taciturno e obscuro.

Atuações

João Paulo — Mero espectador. Nota 4.
João Lucas — Mediano. Nota 4.
Maicon — Não passa segurança. Nota 2,5.
Joaquim — Não teve trabalho. Nota 4.
Felipe Jonatan — Poderia ter sido mais eficiente no apoio. Nota 3.
Dodi — Um gigante: foi visto em todas as partes do campo e sempre tomando a melhor decisão. Nota 8.
Sandry — Jogou 40 minutos e não comprometeu. Nota 5.
Ângelo — Em um dia em que tudo deu certo para o Santos, ele não conseguiu tirar proveito. Nota 3.
Lucas Lima — Deu brilho ao time com sua inteligência e seu toque refinado. Nota 9.
Mendoza — Poderia ter sido mais criativo; todavia, compensou com gols. Nota 8.
Marcos Leonardo — Dois gols e uma assistência. Excelente! Nota 9.
Lucas Pires — Atrapalhado. Nota 3.
Bauermann — Seguro. Nota 5.
Ruiz — Ainda tímido, o que é natural. Nota 4.
Fernandez — O de sempre, mas sem tomar o amarelo. Nota 5.
Rwan — Apático. Nota 3.

Lucas Lima segura troféu do “Craque do Jogo”. Foto: Ivan Storti/SantosFC

7 respostas para “Goleada para dar corpo e confiança ao Santos na reta final do Paulista”

  1. Bom dia!
    Eu, SANTISTA desde 1959, feliz e aliviado pela vitória de ontem, não me empolgo e me mantenho reticente com esse time atual do Santos, como torcedor mal acostumado, afinal assistia e me empolgava com elencos incomparáveis que faziam do jogo de futebol um espetáculo artístico, mesclando magia e objetividade. Assim essa vitória de ontem me parece um ponto fora da curva, enganosa até, pois o adversário joga algo parecido com futebol.
    Bastou a entrada no time de um jogador contestado, que viveu no ostracismo nos últimos 4 anos, com qualidade técnica que não se pode questionar, fosse ele menos indolente e certamente teria um destaque ainda maior, para demonstrar inequivocamente que um armador, articulador de jogadas era o que faltava ao time, e não venham me dizer que é mérito do síndico de massa falida que está na presidência do clube e de seu assessor para assuntos aleatórios, pois foi uma contratação na base do desespero, achar algum jogador lúcido a custo zero para minimizar as críticas ao seu nefasto “trabalho” na direção do clube(Gigante para um anão trapalhão, boquirroto e totalmente sem noção para administrar uma entidade esportiva).
    O treineiro continua fiel a sua teimosia, faz escolhas erráticas antes e durante as partidas, justiça se faça que ontem o bumba meu boi não se fez presente, talvez porque nestes dias de carnaval foi marcar presença nos blocos país afora, porém, contudo, insiste no ex peladeiro em atividade (Maicon) a distribuir sua capacidade tosca envergando uma camisa que não lhe merece, uma heresia vestir a camisa que um dia vestiram Mauro Ramos de Oliveira, José Manuel Ramos Delgado, Djalma Dias, e continuar jogo após jogo, a comprometer o sistema defensivo do time, tem lá seus parceiros, também toscos, jocosos e trapalhões (João Lucas, Nathan, Lucas Pires e que doravante irão ter a companhia do sargento Allison Pincel), me desculpem mas não vai ser está vitória enganosa que irá turvar minha visão e nem enxergar luz ao final do túnel.
    Daniel Ruiz foi contratado pra quê?, outra tentativa de calar as críticas? pois entra no time quando o jogo está decidido(ontem) ou na fogueira(jogo contra o Santo André), dessa forma será queimado e nunca se saberá ao certo se tem qualidade para integrar o elenco.
    Discordo de você com relação ao Marinho, boleiro caixeiro viajante, como dizia Juarez Soares, que já deu sua contribuição ao clube e que não faz falta ao presente, melhor investir nesse jogador do São Bernardo que andaram especulando existir interesse, Ewerton Ribeiro que parece ter caído em desgraça no urubu carioca, orientar de forma insistente, capacitar fisicamente(para dar velocidade e objetividade no arranque) ao ngelo, fazer com que ele use aquilo que o Mendoza tem de bom.
    Começarei a tirar minhas reticências, desconfiança e pouca fé nesse time se eles todos, treinador e jogadores, fizerem nos próximos jogos algo produtivo e digno da camisa que vestem, de propósito fiz menção a treinador e jogadores, pois no presidente e seu assessor para assuntos aleatórios eu não tenho fé, esperança, credibilidade alguma, pois esses são o que de pior oferecem ao clube.
    Maicon, pior zagueiro que vestiu a camisa do Santos de todos os tempos!
    Forte Abraço!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Como eu costumo brincar com os meus amigos, o Santos é incaível. Se o LL continuar nessa toada acho que teremos um belo meio-campo com ele, o R. Fernandez e o Dodi. A questão é que hoje ele tem um contrato por produtividade. É só estender o contrato e dar um aumento que a coisa toda vai pro vinagre. Vide o que aconteceu com o Lucas Pires., foi só estender o contrato e dar aumento que o bicho esqueceu como se joga. Mas se o LL fizer o básico que sabe fazer, na frente o Ângelo, ML e Soteldo vão infernizar as defesas adversárias. Acho que o Marinho, se estiver a fim, cairia bem no lugar do Ângelo e ainda tem o Mendoza. Gostaria de testar o Luis Felipe e o Joaquim juntos. Vejo com otimismo a sulamericana e uma boa colocação no brasileirão.

    Curtido por 2 pessoas

  3. Concordo Antônio, R.Fernandez Dodi e Lucas Lima é um meio de campo que oferece um certo brilho ao time.
    Para não ficar refém dos altos e baixos do LL a dupla de glúteos flácidos que contrata, deveria ousar e abrir conversa com o urubu da gávea e trazer o Ewerton Ribeiro, assim o time independe do LL estar em período sabático ou hibernando, se está ON faz dupla com o ER, se está OFF ou Stand by, vai pro banco.
    Lucas Pires ainda tem tempo de despertar pra vida, mas é preciso um treinador que cobre dele mais empenho e aprimoração tática e técnica, tenho cá minhas dúvidas se o degustador de venenoso tem essa aptidão.
    Joaquim, assim como Daniel Ruiz, precisam de uma sequência de jogos para avaliar se podem dar conta do recado, afinal foi dada tanta oportunidade ao Zanocelo, o zagueiro RoboCop é imexível, portador do selo Hellman de qualidade, e deles só se vê como resultado aquilo que o gato joga terra em cima.
    Abraço!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Sormani, eu como um simples torcedor e sem ter acesso a informações privilegiadas, assim como tantos outros, muitas vezes critico sem saber o que se passa com os jogadores, seja nos treinos ou na vida privada. Tenho visto com apreensão e criticado muito as últimas atuações do João Paulo sem saber de um fato cuja notícia que li a pouco. A esposa dele ficou internada nos últimos 14 dias em um hospital por um erro em uma cirurgia que ela foi submetida. Imagino que isso tenha contribuído para uma certa desconcentração do goleiro durante os últimos jogos. Talvez fosse o caso de ele ser substituído pelo Vladimir nesses jogos, mas mais uma vez repito, não sabemos o que se passa também nos treinos. Fica aqui o registro.

    Curtido por 2 pessoas

    • Antônio!
      Está notícia pra mim é novidade e pode explicar sim essa ligeira queda de produção do João Paulo, mas este tipo de notícia a mídia não se preocupa, nestes tempos de mídia social, destrutiva, a maioria é tomada de um sentimento mórbido e assim só pública aquilo que acham que vai aumentar o número de likes e seguidores.
      Ao João Paulo, clube-dirigentes-treinadores-colegas de time-youtubers-influencers e torcedores, devem muito, por exemplo que só corremos o risco, flertamos com o rebaixamento e foi graças a ele que isto não ocorreu, pois seus companheiros de ataque não foram capazes de compensar o que ele fazia defendendo o gol do time, os colegas da defesa então…
      Vale ressaltar que em curto espaço de tempo, este é o segundo revés pessoal que ele sofre, primeiro a mãe com câncer, agora a esposa, e para completar tem que ler e ouvir que não é capaz de defender pênalti, que não passa segurança a torcida, que o Jhon é melhor, melhor onde cara pálida? Jhon fez apenas um jogo de destaque, partida da pré-libertadores, de resto foi um goleiro comum e que na sua grande chance de mostrar ser diferenciado, melhor que todos os goleiros do time, falhou de forma grotesca na final da Libertadores contra o Palmeiras, e conseguiu a proeza de num só lance falhou duas vezes, primeiro, com aquele tamanho todo, numa bola alçada na pequena área ficou pregado no chão e depois ainda deixou a bola passar próximo aos seu braços.
      Sou Santista e torço pra todo que vestir a camisa do Santos, critico é verdade os perebas, mas não deixo de torcer por todos durante o transcorrer da partida, e com pesar digo: “Vai João Paulo, vai ser feliz e reconhecido em outro clube, pois aqui você sempre será o vilão nas derrotas, essa torcida e os Youtubers/influencers não te merecem!”

      Curtir

      • Gostei do John em diversos jogos que o vi em ação e o acho um bom goleiro. Às vezes falha, como todo goleiro, vide o Courtois e o Alisson ontem (Obs. que jogo!!!). Teve um jogo que o John tomou 4 gols e acho que isso o abalou, depois desse jogo não foi mais o mesmo. Qto ao João Paulo tb é um ótimo goleiro com relevantes serviços prestados ao Santos, mas que não pega penalti tb é uma realidade. Não lembro de um único e mísero penalti defendido por ele. O Vladimir é mais pegador de penalti que ele, embora não seja tão bom goleiro qto ele. O problema do Santos não é o goleiro e sim a zaga central e a lateral direita. Acho que o João Lucas com mais treinamento e muito esforço pode vir a dar conta. O quê eu quis dizer em meu comentário anterior a respeito do JP é que muitas vezes criticamos determinado jogador sem saber de eventuais problemas pessoais que atravessa e que acabam influenciando na sua performance. Só isso.

        Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: