Por Fábio Sormani
Vejo nas redes sociais manifestações de torcedores pedindo a saída do técnico Odair Hellmann. Até aí eu compreendo, pois o Santos não se apruma, segue jogando mal desde o início do ano (com pouquíssimas exceções) e ao que tudo indica vai jogar este Brasileiro para evitar o rebaixamento.
O que eu não compreendo é que muitos desses torcedores que pedem a demissão do Odair querem para o lugar dele Rogério Ceni, que acabou de ser demitido pelo São Paulo. Como assim? Rogério Ceni? Vocês não viram o São Paulo jogar este ano?
Ah, mas no ano passado o Tricolor fez duas finais (Paulista e Sul-Americana, perdeu ambas) e na Copa do Brasil foi eliminado nas semifinais pelo campeão Flamengo. Sim, tudo isso é verdade, o ano de 2022 do São Paulo foi bom.
O problema é que o convívio diário com Rogério Ceni tem prazo de validade. No São Paulo até que durou bastante (um ano e meio), mas em outros times, como o Cruzeiro, foi fugaz, e no Flamengo durou um ano, pois muitos jogadores não aguentavam mais conviver com o ex-goleiro.
O ambiente dele no Morumbi este ano foi péssimo, a ponto de um grupo de jogadores ter ido até a sala do presidente Julio Casares reclamar da maneira com que o treinador se dirigiu ao atacante Marcos Paulo depois de este ter postado em suas redes sociais reclamações por não estar sendo aproveitado pelo treinador. Ceni exagerou e os atletas ficaram indignados.
Talvez por conta disso (também) o São Paulo não rendeu este ano no Campeonato Paulista. Mostrou um futebol paupérrimo, repleto de chuveirinhos quando atacava e muito espaçado quando defendia (esse é o outro problema de Rogério, um treinador no máximo mediano).
Apesar da boa campanha na Sula, no jogo da última terça-feira (18/04) o Tricolor, mesmo vencendo o Puerto Cabello por 2-0, jogou mal. Os gols saíram nos minutos finais e o futebol apresentado foi miserável, sofrível. No dia seguinte Rogério foi demitido.
Como disse acima, o São Paulo deste ano nas mãos do Ceni foi um time não muito diferente do Santos de Odair Hellmann. Por isso, me espanta ver torcedores santistas nas redes sociais pedirem a substituição de Odair por Rogério. Repito: vocês não viram o São Paulo do Rogério jogar este ano?
Além de não ser um bom treinador, Rogério deixa o ambiente onde ele trabalha carregado. Os jogadores do São Paulo não suportavam mais sua presença no Morumbi. Um deles, que eu me reservo a não dizer o nome, quase saiu no braço com Rogério, e não apenas uma vez, mas várias.
Esse time do Santos é ruim, todos sabemos, e num ambiente pesado, talvez fique ainda pior. Ah, mas Rogério vai cobrar empenho dos jogadores e do alto de sua liderança ele chamaria os jogadores na chincha e tudo mudaria como num passe de mágica.
Pode ser, mas eu, sinceramente, não arriscaria, pois não há certeza de que isso vá de fato acontecer. E se não acontecer, a chance de degringolar seria gigante e, em acontecendo, o caminho para a Série B ficaria bem mais curto.
Eu acho um absurdo jogador de futebol, homens barbados e muitos chefes de família, precisarem de um capataz para fazê-los trabalhar. Em outras palavras, isso chama-se irresponsabilidade. Jogador que não corre é irresponsável e igualmente um charlatão, que tem que ser cobrado, por exemplo, pelos torcedores, sem violência, obviamente, mas cobrado através das vozes indignadas vindas as arquibancadas, que os deixem no mínimo envergonhados. E pelos dirigentes.
Por isso, eu acho que não é preciso trocar o treinador. Aliás, na administração Andrés Rueda nada mais do que seis técnicos (contando Odair) comandaram o Santos, além de Marcelo Fernandes ter sido interino em quatro oportunidades e Orlando Ribeiro uma vez.
Portanto, é claro que o problema não é o treinador. O problema é falta de comprometimento e de empenho dos jogadores. Eles precisam ter vergonha na cara e correr, porque Odair os trata como todo ser humano merece ser tratado. Eles deveriam pensar nisso. A menos que prefiram viver num ambiente pesado, carregado, insalubre.
Você, torcedor, gostaria de viver num ambiente desses? Creio que não. Portanto, se vocês querem a troca de treinador, não pensem em Rogério Ceni jamais. A chance de o tiro sair pela culatra é grande demais.
3 respostas para “Pedir a troca de Odair Hellmann por Rogério Ceni não faz sentido”
Rogério Ceni precisa de uma coisa muito simples em qualquer pessoa amigo Sormani.
HUMILDADE !!!
CurtirCurtir
O Santos precisa contratar preparador físico.
No segundo tempo o time morre..
Esses pés de rato ricos, fazem parte do pior time do santos da história.
Mesmo quando a vila era um pasto, o elenco era mais qualificado ….
CurtirCurtir
SORMANI, VOU FAZER UM B.O NA POLICIA DE ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR, CONTRA QUEM TEVE ESSA IDEIA HORRÍVEL.
O HELMANS É RUIM É, MAS TA BOM PELO MENOS AINDA HÁ UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL COM ELE.
CurtirCurtir