Por Fábio Sormani
O Santos fez um bom jogo no empate em 0-0 contra o Atlético-MG neste domingo (23/04) na Vila Belmiro. O time esteve bem organizado taticamente, mas não venceu.
E não venceu por quê? Porque o técnico Odair Hellmann voltou a insistir com jogadores que não têm condições neste momento de serem titulares e, por isso mesmo, quando a bola chegava para eles, eram perdidas rapidamente.
Falo de Ângelo, Marcos Leonardo e Daniel Ruiz. Desse trio, Marcos Leonardo é o que tem desculpa para a fraca atuação: desta vez a bola não chegou mesmo. Ângelo e Ruiz perderam praticamente todas as bolas que pegaram.
Assim fica difícil um time machucar o outro. Com a bola, o Santos atacava praticamente com três jogadores a menos. E os três são atacantes. Então, como fazer gols e vencer uma partida?
Complicado, eu concordo.
De todo o modo, defensivamente, o Santos passou poucos apuros. Dois, eu diria: uma bola na trave e uma grande defesa do goleiro João Paulo. De resto, o Galo pouco fez, especialmente Hulk, que foi completamente dominado pela dupla de zaga santista.
Dos últimos dez jogos, este foi o sétimo que o Santos passou sem sofrer gols. Quem alertou para isso foi o goleiro João Paulo, ao final da partida. E se ele alertou é porque foi alertado. E por quem? Pelo treinador .
Odair é técnico da escola gaúcha. Para ele, em primeiro lugar, vem a defesa. Para ele, empatar é melhor que perder. Por conta disso, a ambição pelos gols, pela vitória, fica relegada a um plano inferior.
Mas, convenhamos, com o elenco que o Santos tem, não adianta querer jogar de igual para igual com ninguém fora de casa e, mesmo em casa, contra times que, sabidamente, são melhores — caso do Atlético-MG. Portanto, Odair pode fazer o que ele mais gosta, pois encontra apoio para isso no elenco, que é limitadíssimo.
O campeonato será assim: lutar, mais uma vez, para não cair. Mas é preciso vencer, especialmente em casa, equipes como Coritiba, Goiás, Cuiabá, Bahia, Bragantino e América.
E será exatamente o América o próximo adversário. E na Vila Belmiro.
Que não se perca a oportunidade. Esses três pontos serão fundamentais para que o time não entre em parafuso na competição.
Hoje, faltam 46 pontos para evitar o rebaixamento. Se vencer o América, cai para 43.
Infelizmente, a realidade é essa. O Santos é um time pobre, com torcida ausente, com estádio acanhado, com plano de sócio-torcedor modesto, um presidente (Andrés Rueda) incompetente, um coordenador de futebol (Paulo Roberto Falcão) omisso e um elenco débil.
A torcida tem que ajudar. Tem que lotar a Vila. Tem que fazer pressão nos adversários e na arbitragem. Isso será muito importante nessa caminhada, pois, infelizmente, como eu disse, essa é a realidade deste que um dia foi o maior time de futebol do planeta.
Atuações
João Paulo — Fez uma defesa espetacular. Nota 7,5.
Nathan — Voltou a jogar bem. Nota 6.
Messias — Colocou Hulk no bolso. Nota 7,5.
Bauermann — Idem. Nota 7,5
Lucas Pires — Fraco. Nota 3.
Fernandez — Jogou bem. Nota 6.
Dodi — No mesmo nível. Nota 6.
Ângelo — Mais um jogo sofrível. Nota 0,5.
Lucas Lima — Fez algumas jogadas interessantes. Nota 5.
Daniel Ruiz — Acanhadíssimo. Nota 1,5.
Marcos Leonardo — Desta vez a bola realmente não chegou. Nota 2,5.
Miguelito — Foi audacioso. Nota 5.
Luan Dias — Desentrosado. Nota 2,5.
Inocêncio — Idem. Nota 2,5.
Mezenga — Jogou pouco tempo. Sem nota.
5 respostas para “Santos consegue um ponto contra o Atlético-MG e agora faltam mais 46”
O odair fez bons trabalhos no flu e inter..
Não é um klopp, mais também não é um jesualdo..
Tá errando com o Ângelo….O banco é melhor pro garoto..
Talvez se entrasse hoje, aos 30 min, teria feito algo .
O time ficou acuado e sem jogador de contraataque , dureza..
Ganhar do América é questão de respirar no campeonato .
O América levou 3, mais é perigoso..
CurtirCurtir
Santos precisa fazer gols. Precisa de pelo menos um top atacante. Com Empates e derrotas vai sofrer lá na frente.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bom dia Sormani e santistas.
A frase “aprendemos a sofrer” infelizmente se encaixa como uma luva na nossa sofrida torcida
Alguém saberia me dizer o nome do empresário do Ângelo e do Marcos Leonardo?? Não é por nada não, só curiosidade!!!
CurtirCurtir
Bom dia Sormami!
Devo estar com problemas de visão e cognitivo, pois não enxerguei essas “virtudes” no time, arremedo, que você viu nesse jogo de ontem.
A defesa teve um comportamento razoável, um ponto fora da curva desde a chegada desse pseudo treinador,o meio de campo é burocrático, vale ressaltar que Dodi é um ponto fora da curva(positivo) nessa mesmice e criatividade quase nula desse setor, Lucas Lima está vivendo de lampejos, mas fazer o quê, se não tem tu vai com tu mesmo, o ataque, bem esse é um caso a parte, é um ataque de vermes assassinos do futebol, enfim o time é horroroso, fruto de um planejamento diretivo inconsequente e soberbo em declarações inócuas, e um treinador, esse camarada é mesmo treinador?, teimoso, incapaz de definir uma tática e organização que cause alguma cócega no adversário, que escala mal, substitui pior e quando não as faz tardiamente.
O Ruiz está sendo queimado por esse bozo de bombacha, pois se olhar atentamente o papel que ele desempenhava no seu antigo time, vai perceber que é escalado para desempenhar uma função que não explora suas características, virou marcador de lateral, Miguelito irá pelo mesmo caminho nas mãos e cabeça desse ogro que veio para devorar as espectativas do pobre do torcedor Santista.
Sua insistência, insana e revoltante, em manter Ângelo e Marcos Leonardo é inconcebível para qualquer ser pensante, e se estiver aceitando pressão superior para escalar essas duas bijouterias, tratadas como jóias para venda no varejo, é comprovação de que não reúne atributo algum para estar a frente de um time com a história e tradição do Santos FC.
Tenho minhas dúvidas, sérias, se esse time, do jeito que se comporta, irá atingir os sonhados, pelos resignados torcedores devotos do pior que tá não fica, 47 pontos e assim talvez se livrar do rebaixamento, é a esperança em que existam outros times com desempenho ainda pior que esse arremedo que veste a camisa do Santos.
Esse time do Rueda/Falcão/Hellman está abaixo da linha da pobreza técnica do futebol.
Eu nunca vou me contentar com o que estão fazendo com o clube que me é tão caro, e nem tampouco compartilhar da opinião de quem tenta passar o pano e encontrar algo de positivo nesse cemitério de mortos vivos que hoje encarna o clube que fez história e encantou o mundo, que tanta alegria e prazer já me trouxe.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Penso que, no mínimo, não é inteligente manter o ML e o Ângelo no time. Além de não renderem o mínimo que se espera deles, a cada jogo eles se de$valorizam cada vez mais. Sob o pretexto de poupá-los fisicamente, seria interessante o Odair tentar outras opções como o Mezenga, Deivid, Patati etc. e deixá-los entrar no decorrer das partidas dependendo das circunstâncias.
CurtirCurtido por 1 pessoa