Rueda erra ao desprezar a Copa Paulista que poderia dar vaga para Copa do Brasil do ano que vem

Por Fábio Sormani

Dia desses um seguidor dos meus trabalho (não me lembro se foi aqui, no Instagram, Twitter ou YouTube) questionou por que o Santos não vai disputar a Copa Paulista. Este seguidor fazia a pergunta, mas de maneira indignada, como que dizendo: não faz o menor sentido o Santos não jogar a Copa Paulista!

E ele tem razão: não faz mesmo. E por quê? Porque o Santos precisa disputar a Copa do Brasil do ano que vem e agora não tem mais essa de se classificar por conta do ranking nacional de clubes. Agora é no campo; agora é na bola.

E o Santos não conseguiu se classificar para a Copa do Brasil do ano que vem pelo Campeonato Paulista. E então? E então que um dos caminhos para isso seria ganhar a Copa Paulista, o Brasileiro (ou ficar entre os oito primeiros) ou a Copa do Brasil deste ano.

Mas eu te pergunto: você crê que o Santos possa vencer o Brasileiro ou a Copa do Brasil? Eu não creio. Ah, a Copa do Brasil é mata-mata e pode haver surpresa, alguém pode dizer. Você acha mesmo? Imaginemos que o Santos chegue na final e o seu adversário será um desses times: Flamengo, Fluminense ou Palmeiras. Você acha que o Santos tem condições de ganhar de qualquer um deles?

Eu também não acho.

Então, esqueçamos este caminho, ganhar a Copa do Brasil deste ano.

Ganhar o Brasileiro é igualmente impossível; por isso, a outra alternativa é ficar entre os seis primeiros colocados e garantir vaga na Libertadores do ano que vem, pois os times que jogam a Liberta se garantem na Copa do Brasil. Mas vamos ser generosos: digamos que sejam oito as vagas, porque um time brasileiro vai ganhar a Libertadores e outro a Sul-Americana. Oito vagas.

Aí eu analiso os times do Brasileirão e constato que Flamengo, Palmeiras, Fluminense, Atlético-MG, Athlético-PR, Fortaleza e Inter são melhores que o Santos e devem acabar na frente. São sete times que estão na parte de cima da prateleira. Na segunda parte aparecem Corinthians, São Paulo, Grêmio, Vasco, Botafogo, cinco times que hoje são melhores que o Santos.

Agora vamos tirar um dos grandes que vai vencer a Libertadores. Sobram seis times melhores disparadamente que o Santos, como vimos. Vamos tirar agora um do quinteto que está neste momento na segunda prateleira: sobrariam quatro.

Na somatória, temos dez times melhores que o Santos e seis vagas em jogo.

Então, diante deste cenário trágico, o caminho que restaria para o Santos chegar à Copa do Brasil do ano que vem seria ganhar a Copa Paulista. Seria, porque o Santos não se inscreveu no torneio.

Por que não se inscreveu? Seria por soberba? Se foi, cometeu um erro grotesco. De que adianta se comportar como um gigante se nesta administração Andrés Rueda o Santos se transformou num catatauzinho? Teria que ter a humildade de inscrever um time para disputar a Copa Paulista e espartanamente tentasse vencê-la.

Vejam os times que vão disputar a Copa Paulista: Mirassol, Santo André, Portuguesa, Bragantino e São Bento (que disputaram a Série A1), Comercial, Juventus, Noroeste, Oeste, XV de Piracicaba, Portuguesa Santista, Primavera e Ponte Preta (que jogaram a A2) e Marília, Grêmio Prudente, São José e São Bernardo (A3).

Nada impossível ser campeão, não é mesmo? Mas o Santos teria equipe para isso, você pode me perguntar? E eu respondo: claro!

Olha esse time: Paulo Mazoti, Cadu, Luiz Felipe, Alex e Kevison; Balieiro, Balão, Ivonei e Ed Carlos; Patati e Enzo. E podia ainda aproveitar Miguelito, Daniel Ruiz, Bernardo, Deivid. Além de jogadores suspensos por cartão amarelo ou vermelho que disputam o Campeonato Brasileiro.

Você pode também dizer que muitos desses jogadores estão no time sub-20 que disputa o Brasileiro da categoria. E eu te respondo: o que é mais importante para o Santos neste momento, o Brasileiro sub-20 ou ganhar a Copa Paulista e se classificar para a Copa do Brasil do ano que vem?

Ficar de fora dela, além da humilhação (se bem que o santista está escolado nessa questão), o Santos perderia dinheiro. A Copa do Brasil premia muito bem. E o Santos, como a gente sabe, precisa (e muito) de dinheiro.

Olimpicamente o presidente Rueda desconsiderou essa possibilidade de chegar à Copa do Brasil do ano que vem.

Que coisa, né? Nem parece que o presidente Rueda é um homem que trabalhou no mercado financeiro. Será que ele não sabe fazer conta? De futebol ele já deu mostras de que não entende mesmo, mas eu achava que de conta ele entendia. Chego, todavia, à conclusão que nem de conta ele entende.

Presidente Andrés Rueda na Vila Belmiro. Foto: Instagram

4 respostas para “Rueda erra ao desprezar a Copa Paulista que poderia dar vaga para Copa do Brasil do ano que vem”

  1. A foto do acima representa a vergonha da nação santista.. somos muitos Brasil a fora. Milhões de torcedores, não se iludam que o santos não tem torcida.
    Esse senhor apequenou o santos FC…

    De presente à ele, muitos pacotes de papel higiênico barato….pra limpar as caçadas feitas no futebol
    .

    Curtir

  2. Caro Fábio :

    Suas observações são pertinentes quando faz referência ao acerto da relação custo x benefício do Santos participar da Copa Paulista.

    Porém, e sempre haverá um porém, realisticamente teclando, nem com o chamado hoje time titular escalado pelo pífio Odair, o Santos não disputa com chances de ganhar de RedBull e Ponte Preta, times estes com potencial para ganhar a Copa Paulista.

    Então, seja por soberba, ignorância, despreparo de Rueda, Falcão e Odair, optar por não disputar a Copa Paulista é um acerto, visto que se não ganhasse, o vexame seria tão ou mais vergonhoso do que ir disputar a série B.

    Tristemente, opino desta forma, mas, contra fatos ( gestão e jogadores fracos no exercício da profissão ), não há argumentos .

    Abraços sempre santásticos !

    Curtido por 1 pessoa

    • Me desculpe Canerocci, mas esta sua manifestação só me faz crer que ainda mais o Santos já está pequeno, e para contestar quando você diz que Red Bull e Ponte Preta devem meter medo no torcedor Santista chega as raias do absurdo, ou você acredita que ambos adversários irão para a Copa Paulista com força total?
      Red Bull disputa a série A e Sul-americana, Ponte Preta a série B, então praticamente impossível que irão priorizar a Copa Paulista, vão entrar com times da base ou alternativos, e ficar correndo com o rabo entre as pernas como você sugere é querer que o clube continue ladeira abaixo.
      Não esperava ler uma declaração destas de um verdadeiro Santista.
      Sofrer com derrotas sim, render-se(como você aqui faz) JAMAIS!
      Meus respeitos a você e me desculpe, mas isto é contribuir para que o clube trilhe o caminho do desaparecimento.
      Saudações Santistas!

      Curtido por 1 pessoa

  3. Bom dia Sormani!

    Você apresenta um diagnóstico perfeito do Santos FC de hoje, um clube desorganizado, desprestigiado, refém de dirigentes que deixam nítida impressão de que o querem a beira da insolvência para tomá-lo para si próprios ou entregá-lo a algum aventureiro, oportunistas é o que não falta agindo e orbitando ao redor do clube.
    Causa indignação constatar que todo aquele que quer um clube altivo, honrando sua história e tradição, ou se omite ou cerra fileiras com esse bando que quer e se compraz em fazer do SANTOS FC um clubezinho qualquer.
    Um clube que se tornou e por longo tempo foi O Protagonista, nos últimos tempos foi se tornando coadjuvante e nas mãos do atual gestor e seus avalistas um mero figurante no cenário futebolístico.
    Disputar a Copa Paulista deixou de ser obrigação, tal o cenário caótico presente na vida do clube, e se tornou imperioso e indesculpável em todos os sentidos.
    Além da oportunidade de estar presente na Copa do Brasil 2024, assim garantindo entrada de recursos econômicos e financeiros em um clube que o próprio gestor admite e grita aos quatro ventos não ter dinheiro, tem também a questão da visibilidade para assim despertar o interesse de empresas associar suas marcas à Marca Santos FC, hoje não tão interessante mas ainda assim conhecida, também o fator de “dar casca” aos jovens das divisões de base, pois irão enfrentar equipes com jogadores experientes, disputar uma competição que os fará viver uma realidade para eles ainda desconhecida, pois não terão pela frente equipes inexperientes, mas adversários que lhes obriguem a sentir que jogar futebol e defender uma Camisa Tradicional e Gloriosa requer momentos de superação individual, por vezes perceber que só a técnica não é suficiente, é necessário muito mais, extrair de dentro de si algo que até talvez ainda não tenham percebido.
    Onde está o aspone de luxo que se não é capaz ou não quer, tem por dever de ofício alertar os riscos, que essa atitude desse ogro que está na presidência, assume para o futuro do clube?
    Onde estão o tal de presidente e integrantes do CD?
    Onde estão os “influencers”, youtubers, blogueiros, torcedores que vivem proclamando amar e defender o melhor para o clube?
    O Santos FC não precisa de rivais, adversários para vence-lo, o fogo amigo e os fundamentalistas/jihadistas infiltrados se incumbem de implodir o clube e deixá-lo prostrado ante rivais e adversários.
    Triste, lamentável, indecoroso, inaceitável esse destino que essa legião voraz e destruidora estão legando ao clube!
    Forte Abraço!
    Elcio Jorge - Um SANTISTA que mesmo depois de morto não aceita ver e assistir um de seus Bens Mais Amado se tornar um mártir nas mãos dessa horda de carniceiros e exploradores.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: