Por Fábio Sormani
O Botafogo ganhou do Bahia (2-1) na noite desta segunda-feira (24/04) e conquistou sua segunda vitória em dois jogos disputados no Brasileiro. Junta-se ao Fluminense na primeira colocação, mas fica no segundo posto por ter um saldo de gols inferior: 5-2.
Entre os cinco primeiros colocados no Brasileirão, três deles são cariocas: além de Fluminense e Botafogo, o Vasco aparece na quinta posição. Poderia ter 100% de aproveitamento se tivesse segurado os 2-0 que abriu contra o Palmeiras. Não conseguiu e cedeu o empate em 2-2.
Por falar em Palmeiras, ele é o único time paulista entre os cinco primeiros. Está na quarta colocação, junto com o Fortaleza, mas tem apenas um gol de saldo enquanto os cearenses têm três.
O que chama a atenção é a ausência do Flamengo no grupo de elite. O rubro-negro está na nona colocação, fora até mesmo da Sula. Tudo porque deixou o Inter virar em 2-1 um jogo que ele vencia por 1-0.
Mas o Flamengo não me preocupa. Jorge Sampaoli acabou de chegar e seu trabalho vai frutificar. O argentino é sério, obstinado e competente. E com um elenco como o Flamengo tem, não tem como não dar certo.
Portanto, se Fluminense, Botafogo e Vasco continuarem na parte de cima da tabela e o Flamengo reagir, poderemos ter um Brasileiro com sotaque carioca. Isso porque os paulistas, que têm sido os grandes rivais, estão devendo nesse início de campeonato.
O Palmeiras, como vimos, está em quarto lugar, mas onde estão Corinthians, São Paulo e Santos? O melhor desse trio é o Tricolor, atualmente o oitavo colocado. O Corinthians ocupa um modesto 14º lugar e o Santos… Bem, o Santos está na zona do rebaixamento, se posicionando num vexatório 17º posto com apenas um pontinho conquistado.
Desse trio, o São Paulo, embora não tenha um grande elenco, conta com um grande treinador. A tendência é de crescimento. Mas não se fiem na vitória de 3-0 sobre o América, pois o próprio Dorival Junior, depois da partida, admitiu que o resultado foi enganoso.
Quanto ao Corinthians, o elenco é melhor desses três times, mas o clube vive uma turbulência. Tudo por conta da contratação do técnico Cuca, um dos melhores do Brasil, mas que carrega uma condenação num caso de estupro ocorrido em 1987, quando era jogador do Grêmio. Ele e outros três jogadores do clube gaúcho foram condenados, mas a vítima, uma menina de 13 anos, disse em seu depoimento que não reconhecia Cuca como agressor. Esse caso tem bagunçado o Corinthians, pois uma parte da torcida se posiciona contra a contratação do treinador. O que pode acontecer com o Corinthians? Difícil dizer neste momento, mas que a situação não é boa, isso é fato.
Sobre o Santos, apesar de estar na “zona da confusão”, como dizia Vanderlei Luxemburgo, o time tem mostrado evolução. Na parte defensiva, é bom dizer, pois na ofensiva o desempenho é constrangedor. Depois do empate em 0-0 contra o Atlético-MG neste domingo que passou, na Vila Belmiro, o Santos completou três jogos sem fazer um golzinho sequer. Mas sua defesa não foi vazada: dos últimos dez jogos, em sete deles o time não sofreu gols. É um progresso, mas é preciso fazer gols se quiser ganhar partidas. E está na hora de o técnico Odair Hellmann deixar de ser teimoso e sacar do time principal dois jogadores que pouco rendem: Ângelo e Marcos Leonardo. É chegado o momento de Patati, um garoto da base, ter uma oportunidade, umazinha só. E eu daria a camisa 9 para Bruno Mezenga. Marcos Leonardo está numa zona de conforto. Talvez por isso não esteja rendendo o que todos esperam dele.
No Rio Grande do Sul, o Inter cumpre o que dele se espera. Está na sétima colocação, mas pelo saldo de gols e não pela pontuação, que é a mesma do terceiro colocado, o Fortaleza, e novamente faz campanha de time que vai brigar na parte de cima da tabela. O mesmo eu não consigo dizer, neste momento, do Grêmio. O Tricolor gaúcho soma uma vitória e uma derrota. O triunfo veio diante do Santos, numa partida em que ele foi dominado a maior parte do tempo. E no último sábado (22/04) voltou a jogar mal e perdeu para o Cruzeiro.
Cruzeiro que, para mim, no papel, tem um time interessante. O problema está no treinador: o português Pepa, um ilustre desconhecido. Não sei o que esperar dele. Se for da escola portuguesa dos grandes treinadores, o Cruzeiro não vai correr riscos neste Brasileiro, assim como o Atlético, que começou mal o torneio (uma derrota e um empate). Mas o Galo tem um elenco forte e um treinador (Eduardo Coudet, argentino) que já provou ser muito competente. Daqui a pouco as coisas voltam para o seus devidos lugares e o time vai subir na tabela de classificação.
O outro grande do Brasil, o Athlético-PR, deixou seus torcedores preocupados na partida contra o Fluminense, onde não viu a cor da bola no primeiro tempo. Foi avassalador o futebol dos cariocas. Mas, para sorte do Furacão (e dos demais participantes do campeonato), Fluminense só tem um. O Flu, para mim, o favorito para ganhar o Brasileirão.
6 respostas para “Um balanço das duas primeiras rodadas de um campeonato onde o Fluminense surge como favorito”
Bom dia Sormani!
Sobre este início de CB, Vasco e Botafogo são cavalos paraguaios ou tal como coelho em corrida de meio fundo, não irão longe, Fluminense e Palmeiras devem ser os protagonistas, o xodó da mídia e da CBF corre risco sério de pagar mais um vexame, senão vejamos, o bipolar portenho, tanto competente (não se pode negar) quanto como comandante a lá Titanic, aliado ao nariz empinado de alguns integrantes de seu elenco, e também ao folclórico e arrogante dirigente podem por tudo a perder.
Agora o Santos, ah o Santos é um caso que leva até o psicanalista ao divã, pois não tem dirigente, nem órgão de fiscalização e controle que cumpra o seu papel, são sim parças do gestor da vez, elenco e treinador melhor nem comentar.
E até agora não vi ou assisti nenhum Youtuber, blogueiro, jornalista, palpiteiro, discorrer a respeito da desistência, melhor dizendo desinteresse irresponsável, em disputar a Copa Paulista, já que corre seríssimo risco de não disputar a Copa do Brasil 2024, assim trazendo ainda mais prejuízo ao clube no próximo ano, pois é inconcebível acreditar que a vaga será obtida via classificação no Brasileirão ou conquista do título da Sul-americana, o regulamento permite que qualquer clube inscreva um time sub-23 na competição, o próprio Santos já assim fez no passado.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vc tem razão: por que o Santos não joga a Copa Paulista?
Vou falar sobre isso.
CurtirCurtir
Valeu Sormami!
Do jeito que o Santos está, com fraturas expostas pelo corpo todo, temos também que tocar nas feridas herdadas e nas provocadas pela atual gestão.
CurtirCurtir
Sormami, e a respeito do seu canal no YouTube como está?
Diferentemente de você, que desce o pau na jaca quanto sente que o assunto merece, e não vejo em você a indignação dissimulada, oportunista e interessada só em usar o Santos para angariar seguidores,promoção e benefício próprio, que se assiste nesses canais que dizem tratar o Santos FC como prioridade e “amor” e no entanto não levam informações relevantes e profundidade naquilo que de errado se encontra no clube.
Forte Abraço!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Elcio, meu novo canal no YouTube é esse: @fabiosormanioficial.
Abs.
CurtirCurtir
Boa Noite Sormami!
👌👋👋👋
ABS!
CurtirCurtido por 1 pessoa