Santos faz o melhor jogo do ano mas perde para o Newell´s

Por Fábio Sormani

Foi um pecado. O Santos não mereceu perder para o Newell´s; mereceu ganhar. Mas como estamos falando de futebol, onde a lógica do campo muitas vezes é contrariada, os argentinos venceram os brasileiros por 1-0 na noite desta terça-feira (02/05).

Foi um pecado, torno a dizer. O Santos perdeu quatro chances claríssimas de gol. A mais evidente delas com Lucas Braga, pouco antes de os argentinos fazerem o gol. Dentro da pequena área, com o goleiro caído, Braga conseguiu a façanha de chutar a bola por cima do travessão.

Tivesse feito o gol e do jeito que estava bem posicionado em campo, dificilmente o Santos deixaria escapar a vitória. Mas o gol não saiu e pouco tempo depois veio o castigo.

As outras três oportunidades foram desperdiçadas por Mendoza (duas vezes no primeiro tempo) e outra com o atacante Deivid, que fez uma grande jogada e na saída do goleiro deu uma cavadinha, mas a bola foi para fora.

Deivid foi a melhor coisa do jogo na Argentina. Ele entrou de última hora, pois o titular, Marcos Leonardo, com febre e sintomas de gripe, ficou de fora.

Deivid não sentiu a pressão; ao contrário, desinibido, fez muita coisa boa em campo.

Não sei como ele vai se comportar nos próximos jogos do Santos, mas contra o Cruzeiro, sábado (06/05), fora de casa, ele tem que ser titular. Se se comportar quase sempre como se comportou neste jogo contra o Newell´s, que seja mantido no time; se não se comportar assim e passar a jogar mal, que volte para a base para amadurecer.

Mas esse moleque parece estar pronto. Creio que não vai sentir o peso da camisa do time de cima. Tem tudo para se consagrar.

Quanto ao resultado negativo, ele complica demais a situação do Santos no grupo. O Newell´s tem agora nove pontos em três jogos e o Santos estacionou nos quatro e não depende mais dele para se classificar.

Mas deixou a esperança de que, se jogar mais vezes assim, pode ir para a repescagem da Sula com possibilidades de se classificar, chegar mais adiante na Copa do Brasil e fazer um Brasileiro digno.

Atuações

João Paulo — Fez uma defesa espetacular, mas sua saída do gol é um problema. Nota 5.
Nathan — Voltou a jogar bem defensivamente; na frente poderia ter ido melhor. Nota 5.
Messias — O problema foi ter se atrapalhado no gol. Nota 4.
Bauermann — Bateu cabeça com seu companheiro de zaga no gol argentino. Nota 4.
Lucas Pires — Fez uma ótima partida; tomara que volte a jogar mais vezes assim. Nota 6.
Fernández — Protegeu bem a zaga. Nota 5,5.
Dodi — No mesmo nível. Nota 5,5.
Ruiz — Parece estar se soltando aos poucos. Nota 5.
Mendoza — Esforçadíssimo, mas perdeu dois gols que não se pode perder. Nota 4,5.
Lucas Lima — Foi bem, mas sozinho no meio não pode mesmo fazer muita coisa. Nota 5,5.
Deivid — O grande destaque do Santos na partida; se jogar sempre assim… Nota 7.
Lucas Braga — Jogou no lixo a chance de o Santos vencer. Nota 1.
Ângelo — Pouco tempo em campo. Sem nota.
Edcarlos — Idem. Idem.

Mendoza perdeu dois gols na derrota do Santos. Foto: Instagram

2 respostas para “Santos faz o melhor jogo do ano mas perde para o Newell´s”

  1. Bom dia Sormami!

    Não mereceu perder, diga-se a bem da verdade, jogou razoavelmente bem para os padrões atuais, mas foi apenas e tão somente isto, pois o time não mostrou evolução alguma, continua parecendo de uma postura digna de um bando desarticulado e desorganizado senão vejamos, não se mostra capaz de ganhar as segundas bolas, quando tem a posse de bola correm praticamente todos para o mesmo lado, facilitando a tarefa do adversário, deixando buracos e espaços, assim propiciando ao time contrário articular e executar contra ataques com a defesa toda exposta(ontem não foi diferente, aconteceu que o time argentino é medíocre e presa fácil até para um time fraco e limitado como esse do Santos de hoje, e no entanto o time do Santos não se mostrou capaz de se impor como manda a cartilha).
    Pode me chamar de exigente, efetivamente o sou (muito fruto da educação espartana recebida de meu saudoso e querido pai, para quem não existia e dele nunca ouvi “não te falei!”, e de ter assistido aquele TIME da década de 60).
    Um time como esse do Santos atual precisa de um treinador, que não seja mais fraco e limitado como esse que hoje está a frente do elenco, um camarada que não é capaz de montar um time organizado, o que se vê é uma equipe que não joga com linhas próximas, não existe transição, as chances surgidas são fruto de chutão de defensor, roubada de bola por desatenção do rival ou bola parada, coisa que se viu ontem nas duas oportunidades que se apresentaram ao Mendoza, e ainda contou com uma jogada em que o atacante conseguiu perder um gol que nem precisava ser concluído com os pés, bastava empurrar com o joelho, aliás esse atacante entrou para fazer o quê?, pois o Lucas Braga foi para a bola com postura corporal afoita e desequilibrado, deu no que deu.
    Não bastasse tudo isto, esse sujeito que fica a beira do gramado se meteu a fazer substituições inoportunas e pra variar lá veio de novo o Ângelo, que ao invés de manter o foco e criação de jogadas agudas partiu pra substituições tresloucadas, demonstrando assim que para reverter uma situação, ainda que com pouco tempo, demonstra seu despreparo para reagir com discernimento, não deveria ter sacado o Daniel Ruiz que vinha bem, fosse o Ângelo um Roben e o Ed Carlos um Modric, mas não são, poderia eu encontrar razão para tal, o segundo maior problema do Santos, o primeiro todos sabem qual e quem é(já escrevi isto), é o treinador, elenco é o terceiro.
    Quando, logo após os primeiros meses do Ruim-eda, alguns(eu entre eles) passamos a criticá-lo e apontar seus defeitos, o que se ouvia e lia era “mas o Rueda está fazendo um bom trabalho!”, tem feito realmente um bom trabalho nesses 28 meses que está na presidência, um bom trabalho para fazer do clube uma caçamba de entulhos e resíduos sólidos e orgânicos a um custo estratosférico, técnica e financeiramente.
    Hellman não tem estofo, capacidade, competência para continuar treinando o time do Santos, mas …
    Torço fervorosamente para estar errado, mas minha percepção, que não é infalível, me faz crer que estamos no mesmo caminho de quando tínhamos Jesualdo, Jair Ventura, Holan e sob a batuta de Roma Jr, JC Peres e agora Rueda Magoo.
    Saudações Santistas!
    Elcio Jorge, um SANTISTA inconformado, triste e exigente!

    Curtir

  2. Pena ter perdido um jogo em que jogou bem. Pena por várias razões. A derrota faz com que aumentem os questionamentos ao Odair, que na minha opinião vem fazendo um trabalho em evolução e precisa de tempo para colocar todas as suas ideias em prática. Pena por ter perdido num vacilo estupefaciente de uma zaga que tem se comportado bem nos últimos jogos. Pena por ter perdido diversos gols durante o jogo com Mendoza, Deivid e, incrivelmente, L. Braga. Muita pena pelo gol que deixou de fazer o Deivid no início do segundo tempo. Perdeu o Deivid, perdeu o Santos e perdeu o futebol que teria um belo cartão de visitas de um jovem jogador bastante promissor. Penso que o Santos faria bem vendendo o ML e o Angelo e quem sabe não é o Deivid o atacante que tanto precisamos. Tem pinta.
    PS. Estou gostando muito do Mendoza. Incomoda bastante os adversários, rápido, vibrante e se mantém aceso o tempo todo. Pode compor um bom ataque com Deivid e Soteldo.
    PS2. O Daniel Ruiz tb leva jeito. É preciso dar tempo ao tempo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: