Por Fábio Sormani
O Corinthians segue sem vencer nas mãos de Vanderlei Luxemburgo. Com o novo treinador foram três jogos, com duas derrotas e um empate. A mais nova derrota ocorreu na noite desta quinta-feira (11/05) diante do Botafogo, no Nilton Santos, Rio de Janeiro.
O Corinthians levou um passeio. O Botafogo foi impiedoso, implacável; poderia ter feito mais do que os 3-0. Quatro ou cinco não seriam exagero algum.
O que acontece com o Corinthians? Simples: o Corinthians precisa pensar seriamente em contratar um meia nesta janela do meio do ano para o lugar do Renato Augusto. E quando Renato Augusto puder jogar, os dois jogam juntos. Ou seja: o Corinthians tem que contratar não um substituto para Renato Augusto, mas um jogador que jogue ao lado dele e quando o companheiro estiver de fora o Corinthians não fique a pé como tem ficado.
Matias Rojas, paraguaio de 27 anos, meia do Racing, é a minha sugestão. Aliás, já falei sobre isso nas minhas tribunas. Ele é o melhor jogador do time argentino e terá seu contrato encerrado neste meio do ano. Viria sem custo algum. E é ótima opção; ou melhor, excelente.
Não dá mais para o Corinthians se fiar apenas no futebol do Renato Augusto. E Giuliano nunca correspondeu desde que chegou. Renato é espetacular, ninguém duvida, mas, infelizmente, é de vidro. Não tem sequência. Involuntariamente, deixa o time quase sempre na mão.
Por conta disso, principalmente, o Corinthians é um time de um jogador só: Roger Guedes. Os demais dependem muito da presença do Renato Augusto em campo. Guedes não precisa. Se cria sozinho. Os outros são como plantas que precisam de água. E a fonte do Renato Augusto parece estar secando.
Não dá mais, insisto.
O Corinthians só não está na zona do rebaixamento porque fica na frente do Cuiabá no critério dos cartões. O time mato-grossense foi mais punido do que os corintianos.
A campanha é muito ruim e Renato Augusto deve voltar no início de junho. Ficará de fora todo o mês de maio, quando o Corinthians ainda fará os seguintes jogos:
São Paulo (C) — Brasileiro
Atlético-MG (F) — Copa do Brasil
Flamengo (F) — Brasileiro
Argentinos Jrs (F) — Libertadores
Fluminense (C) — Brasileiro
Atlético-MG (C) — Copa do Brasil
E tem ainda América (F) pelo Brasileiro e Dell Vale (F) pela Libertadores na primeira semana de junho, quando Renato Augusto poderá ainda não ter voltado.
Só pedreira. Quando Renato voltar, o Corinthians poderá estar eliminado da Copa do Brasil, da Libertadores e praticamente sem chances de ganhar o Brasileiro.
Seria mais fácil carregar essas pedras neste momento sem Renato Augusto se houvesse um mínimo de planejamento por parte da diretoria. Infelizmente para os corintianos, isso não ocorreu.
Agora, aguenta.