Por Fábio Sormani
Fernando Diniz foi mal na coletiva depois do jogo contra o Strongest, na derrota do Fluminense por 1-0. Disse Diniz: “Jogar aqui (La Paz) é uma coisa quase criminosa. É outro esporte”.
Não tiro a razão dele sobre as dificuldades de se jogar em La Paz. A altitude interfere demais. Os visitantes sofrem muito.
Mas “criminoso” e “outro esporte” é muito pesado.
Além disso, o que se vai fazer? La Paz fica a mais de quatro mil metros de altitude e ponto final.
Nunca, repito, nunca qualquer esportista (de qualquer modalidade) morreu por jogar em La Paz. Então, paciência; que se preparem mais adequadamente para quando forem a La Paz. E estudem cientificamente maneiras de se atenuar os efeitos da altitude.
Repito: é de fato um problema jogar em La Paz, mas não se pode dizer o que Diniz disse. Ao dizê-lo, ele ofende uma cidade, um povo uma nação.
Ademais, até hoje, com 62 edições da Libertadores já disputadas, NENHUM time com sede em La Paz (ou em qualquer outra cidade que fica nas alturas) foi campeão, tirando proveito da situação que, torno a dizer, é de fato complicada. E mais: nem sequer chegou a uma final da competição.
Portanto, enquanto ninguém encontrar uma solução para o problema (sim, é um problema), continua-se jogando em La Paz. E fim de papo.