Por Fábio Sormani
O Santos contratou Paulo Turra para o lugar de Odair Hellmann. Sai um gaúcho, entra outro. A escola gaúcha não casa com a história do clube. O Santos sempre foi um time de futebol ofensivo, vistoso, de muitos gols e consequentemente títulos.
Mas não há o que fazer: Turra foi contratado e ponto final. E chegou prometendo tirar o Santos da situação em que se encontra. Chegou sem vender ilusões. Disse apenas que pretende evitar o rebaixamento e que vai priorizar a defesa.
Quem está vendendo ilusões ao torcedor é o bravateiro presidente Andrés Rueda. Falou que agora, com Turra, o Santos vai brigar pela Libertadores.
Isso é que estraga tudo. Rueda vive no mundo do faz de conta. E as alucinações do presidente atrapalham o dia a dia do clube. Basta ver que ele prometeu fazer do Santos uma instituição como Flamengo e Palmeiras. Que iria pagar as dívidas e manter o Santos entre postulantes aos títulos.
Tudo delírio. O Santos não tem como ser Flamengo e/ou Palmeiras porque, infelizmente, é um time que está num centro de baixo poder econômico, não tem torcida expressiva, arrecada pouco e joga num estádio que mais se parece com uma caixa de fósforos — por isso mesmo arrecada pouco.
Mas voltando ao começo da nossa conversa, o que eu gostei do Turra foi o fato de que ele entende realmente qual é a situação do Santos. O elenco é fraquíssimo. Não dá para vender ilusão porque um dos sinônimos da palavra é alucinação. E o que é alucinação? “Perturbação mental que se caracteriza pelo aparecimento de sensações (visuais, auditivas etc.) atribuídas a causas objetivas que, na realidade, inexistem”. Peguei essa definição em um dicionário.
“Causas objetivas que, na realidade, inexistem”. Em outras palavras, Rueda vive no mundo da lua. E com a conivência do Conselho Deliberativo destrói o Santos a cada dia que passa por conta de suas perturbações.
Turra (que jamais seria o meu escolhido) chega pelo menos com os pés no chão. Confronta Rueda em seu discurso. Isso é bom.
Pode ser um primeiro passo; um primeiro passo de alguns (muitos?) que o Santos precisa dar para evitar ser rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Se isso acontecer, poderá ser o começo do fim. O Santos não tem estrutura para suportar um ano sem o dinheiro da televisão. Mais do que isso: que empresa esportiva com lastro vai se interessar por um clube que fatura pouco, tem pouca torcida, joga numa caixa de fósforo e está num mercado (Baixada Santista) de pouco faturamento?
História é muito legal, mas se não for bem aproveitada não enche barriga de ninguém. Os presidentes que passaram pelo Santos jamais conseguiram se aproveitar da história ímpar dessa instituição que um dia teve Pelé. E por falar em Pelé, se o Santos não for rebaixando este ano, será o Rei olhando lá do Céu pelo seu time do coração.
Lamentavelmente, o Santos hoje é um time que vem se apequenando. O primeiro passo para se evitar isso é entender que o Santos de hoje não é mais o gigante de ontem.
Paulo Turra entendeu isso. Por isso, não vende ilusões e vai colocar o Santos na retranca para evitar o rebaixamento.
Quando esse pesadelo acabar, vem 2024. E espero que numa situação bem diferente da atual.
13 respostas para “Paulo Turra chega confrontando o presidente Andrés Rueda”
Sormani! Discordo de alguns pontos da sua narrativa como dizer que não temos torcida ! Vc sabe que tem sim !O torcedor está cansado já ! São 2 anos e meio brigando pra não cair ! Concordo qto ao lunático Rueda e seus escudeiros de gestão que sao omissos sim ! O time é ruim , mas não não de um treinador de verdade a situação não seria como a que vivemos ! Acho que o Dorival melhoraria muito esse time mas evidente que não faria milagres ! Chamar a Vila de caixa de fósforo não acho legal ! Independente da quantidade de torcedores, ali jogou o Rei ! Por fim ! Com pessoas comprometidas e bem intencionadas com certeza alavancarian o Marketing do clube o que hj não existe !
CurtirCurtir
Boa tarde Sormani. Tenho 69 anos, desde meus 12 anos torcedor do Santos. Nunca vi tamanho descaso com nosso Santos. Só nos resta torcer que tudo corra bem e o rebaixamento não aconteça. Abraço, sou de Araçatuba, SP
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito bom, sua colocação em relação ao nosso pálido e incompetente gestor…O boletos 1.
Ele afunda o santos no cais do Porto de mesmo nome….
O pior de todos os que lamearam o clube.
Tomara que o turra saia desse 4.3 3 injustificável pra um timinho como o nosso: mascarado e metido..
O red bul joga assim, mais aguentam o pau, e mesmo perdendo honram a camisa…
Fora boleto, de promessas estamos cheios…
Que venha um , pelo menos realista e tire um pouquinho só o time da belmirolandia……
CurtirCurtir
A torcida do Santos deve contar com 5 milhões de adeptos. Isso significa metade de Portugal , o que não é nada desprezível. A maior parte doa torcedores não estão na baixada santista e sim espalhados pelo Brasil e sobretudo, na capital Paulista onde vivemos. a Vila é sim uma caixa de fósforos, inadequada aos tempos atuais e creio que um estudo mais detalhado mostraria que um novo Estádio seria mais adequado no pé da Serra , na Praia Grande onde poderia receber uma área grande da prefeitura com amplo estacionamento como são as arenas de futebol americano nos Estados Unidos. Facilitaria para torcedores de São Paulo ( maioria ) e da baixada ssntista. Veja, a cidade de praia grande tem hoje quase a mesma população de Santos e deverá crescer muito mais do que as vizinhas em função exatamente da disponibilidade de áreas livres e com isso mais torcedores ganharíamos. O melhor modelo a partir daí seria um jogo em São Paulo no novo Pacaembu a partir do próximo ano e outro nesta nova arena que seria multiuso. É absolutamente necessário transformar o Santos em SAF. Não a toa que Internaziolale de Milão e Manchester City fizeram a final da Championleague. Ambas SAFs …mas o Milan também é…Os times ingleses quase todos são e não tem como evitar isso. Vou alem o Palmeiras é uma SAF disfarçada…vamos experimentar a Crefisa sair para ver como fica ??? Óbvio, o Palmeiras te mais lastro por ter maior torcida, está em uma cidade maior (decadente,porém maior. A pujanca de outrora nao existe mais…basta ver o numero de moradores de rua). Adicionalmente vejo crise como oportunidade.Oportunidade do Santos se reinventar, deixar de pensar com horizonte limitado como costumam ser os ilhéus… e se tornar o que nasceu para ser. A excelência do jfutebol.
CurtirCurtir
Putz, hoje está de amargar! podem até me chamar de ranzinza, implicante e sonhador, maluco(beleza) também, mas não posso me conter quando ouço ou leio alguém sugerir/defender a doação/consessão de área pública para ente privado(clube esportivo, entidades religiosas, de ensino particular …), deveria sim direcionar essas áreas para hospitais, centros de saúde, creches, escolas, centros de laser e capacitação técnica e profissionalização de crianças-adolescentes e jovens, espaços para cultura, assim, entendo e defendo eu, iria se tirar crianças e adolescentes das ruas e das garras do crime(organizado ou não).
Ao longo dos últimos 60(sessenta) anos, hoje estou com 71, o que vi e vivi foi a deterioração da cidadania, do respeito pelo bem público em prol de interesses privados(na grande maioria obscuros, espúrios e corruptores), da defesa de concessão de benesses e privilégios a quem não é legítimo merecedor, pois ente privado tem e deve se manter e crescer com seu próprio esforço e trabalho, empreendedorismo isto sim, mas não o empreendedorismo bancado pelos governos e seus órgãos de cooptação.
E antes que alguém venha ousar me taxar de esquerdista, fique sabendo que não distingo direita e esquerda, pois são ambas patrocinadoras e ao mesmo tempo agentes dessa calamidade incessante e ininterrupta que predomina e corroe o país, seus governantes, parlamentares, empresariado, entidades sindicais e sociedade civil, não tenho esquerdista ou direita de estimação.
Pra finalizar, São Paulo é sim uma metrópole em decadência, mas assim também o são, New York, Londres, Milão, Madri, por exemplo, ou você esquece ou desconhece a realidade da periferia e do entorno dessas e de outras metrópoles pelo mundo?
Defender o time de coração, eu também assim o faço, mas sempre procuro não misturar e buscar privilegiar o eu torcedor acima do eu cidadão!
Você pode discordar e contestar tudo isto que escrevo, está no seu mais absoluto direito e não se lhe deve ser negado, mas também deve aceitar que ao fazer referências, como você o faz, enseja questionamentos e contestações, talvez contundentes e ideologicamente avessas a sua, mas não menos oportunas.
Saudações
CurtirCurtir
Elcio,respeito integralmente seu ponto de vista e saiba também não tenho apreço por ideologias, visto que não creio em nenhuma transcendência ( mundo ideal a moda esquerda ou direita). Creio sim em decisões estratégicas, inclusive na esfera de estados e municipios. Obviamente a cidade de Praia Grande teria muito mais a ganhar oferendo terras a beira da estrada ( o mesmo vale para Cubatao ) do que perder. Ou não ? Obviamente com mais arrecadação oriunda de mais munícipes, mais negócios relacionados ao time do Santos o Distrito terá mais condições de aplicar recursos em áreas sociais como bem colocado por ti. As vezes julgo ser necessário certo pragmatismo. Jamais defenderia a ideia de retirar algo destes municípios. Repito, se fosse vereador em um destes municípios seria o primeiro e levar a cabo essa ideia a frente. Vivo em São Paulo, já vivi em Los Angeles e tem certa razão ao colocar que outras cidades grandes no mundo tem enormes problemas…mas São Paulo, especialmente experimenta um declínio inquestionável que vem como resultado do próprio processo de desindustrialização do país cujo principal motor é São Paulo.
CurtirCurtir
Boa tarde!
Sormami não deixe que a sua paixão pelo Santos faça com que divulgue informações e dados imprecisos sobre a cidade sede e região do clube, me desculpe mas não insulte a minha inteligência com frases deste tipo:
“… num centro de baixo poder econômico”,
“… e está num mercado (Baixada Santista) de pouco faturamento”.
Observe os dados mais recentes da fundação Seade sobre o PIB do estado de São Paulo, que aliás está anos luz frente do resto do país e somando todos os outros estados.
“Economia paulista cresceu em todas as regiões em 2022
O PIB paulista cresceu em todas as regiões do Estado de São Paulo, conforme o desempenho apesentado no 4º trimestre de 2022, segundo os dados do Produto Interno Bruto – PIB apurados pela Fundação Seade.
De acordo com o PIB Regional – que analisa o desempenho da economia em todas as 16 Regiões Administrativas do Estado –, as regiões paulistas que mais se destacaram no ano de 2022 foram Marília (5,0%), Santos (4,8%), Bauru (4,6%) e Sorocaba (4,4%). Todas com crescimento bem acima do resultado do Estado (2,8%).”
Obs. Não nasci e nem tampouco moro da cidade de Santos, mas tenho um imenso carinho pela cidade, muito mais do que pela beleza de sua natureza é pelo time que amo verdadeiramente!
Meus respeitos e saudações Santistas
Elcio Jorge
CurtirCurtido por 2 pessoas
Manda o link dessas informações.
CurtirCurtir
Fonte: https://www.seade.gov.br/economia-regional-paulista-cresceu-10-no-3o-trimestre-de-2022/
CurtirCurtir
E não é só de hoje:
https://www.seade.gov.br/pib-da-regiao-de-santos-cresce-6-em-2021-e-supera-o-estado-aponta-fundacao-seade/
CurtirCurtir
Obrigado pelo link. A Baixada foi a região que menos cresceu. Além disso, a densidade demográfica da Baixada é menor do que a grande Campinas e a menor de todas as capitais que têm times na Série A à exceção de Cuiabá. Não retiro uma palavra do que disse. Os dados estão a meu favor.
Abs.
OBS: escolha melhor as palavras quando for se comunicar comigo.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fique tranquilo, não vou mais procurar escolher o que dizer ou escrever a você, vou me recolher ao meu lugar e aqui não voltar, tampouco no seu canal no YouTube.
Afinal, como você mesmo escreveu, os dados estão a seu favor.
Não lhe faltei com o respeito.
CurtirCurtir
Faltou sim.
Mas é melhor mesmo que vc se retire, pois não consegue entender o peso das palavras.
CurtirCurtir