Por Fábio Sormani
Foi um vexame; aliás, mais um. O santista se acostumou a ser surrado. Acostumou-se a cair na lona e ser debochado pelo adversário. Desta vez foi o São Paulo: 4-1 num Morumbi apinhado de gente (quase 60 mil torcedores), num domingo (16/07) ensolarado e belíssimo.
Uma vergonha. O Santos está se afundando cada vez mais. Quem o comanda ainda não se deu conta de que se não sair de seu mundinho não haverá salvação. A continuar assim o Santos vai se transformar numa Ponte Preta ou num Guarani, que não conseguem olhar além de Campinas, não porque não querem, mas porque jamais tiveram a oportunidade (como o Santos teve) de transcender fronteiras.
O Santos navegou pelos quatro cantos do mundo porque foi bafejado pela sorte, sorte que Guarani e Ponte Preta não tiveram. Sorte que um dia colocou aquele pretinho de apelido Pelé em suas fileiras. E a partir daí ele conquistou o mundo. Comandado por Pelé. E deixou de ser apenas de Santos. Naquela época o time abria mão de jogar a Libertadores para visitar todos os cinco continentes, a exibir a sua marca. Era o time mais assistido do mundo. Agigantou-se, conquistou o planeta. Orgulhava-se disso.
Meio século depois, o Santos se apequenou de uma maneira muito maior do que na época de sua fundação, quando começou do zero. O Santos virou as costas para o mundo e mergulhou em seu mundinho, a Belmirolândia. Seus habitantes são obtusos e por serem provincianos não respiram ares cosmopolitas. A eles a Belmirolândia basta. Não basta. A Belmirolândia é a morte, eles não se deram conta disso.
Infelizmente, o Santos hoje é um timeco. Seu passado é gigantesco, mas seu presente é minúsculo. É um timeco, repito, doa a quem doer. E se não abrir os olhos vai sumir.
Hoje o Santos está atrás do Athlético-PR. A continuar assim, será superado pelo Bragantino turbinado pela SAF da Red Bull. E se não sair desse estado letárgico em menos de uma década terá menos torcedores no Estado de São Paulo do que o Flamengo.
O Santos tem que abrir os olhos. Sua marca ainda é forte, mas eu pergunto: por quanto tempo mais ela continuará impactando o mercado? Hoje impacta muito menos do que na época do Pelé. Impacta pouco, mas ainda impacta. E a continuar assim vai sumir aos olhos do mundo.
O Santos não tem a mesma mídia dos outros times grandes do Brasil, não tem um estádio decente, sua torcida míngua a cada dia que passa, não tem dinheiro e não tem nenhuma cabeça pensante que consiga olhar além desse mundinho medíocre chamado Belmirolândia.
Como o Santos não tem um Paulo Nobre, uma torcida do tamanho da do Flamengo, um dirigente como Celso Petraglia e por não estar em uma capital, só uma SAF como a do Botafogo pode tirá-lo desta areia movediça que ele mergulhou. Hoje a sucção chegou ao pescoço. E quando chegar na cabeça, babau: o time acaba. O Botafogo se deu conta disso e hoje está brigando para ser campeão brasileiro.
Por isso, é importante que os habitantes da Belmirolândia entendam que o Santos é maior do que a vaidade que os move e de suas mentalidades tacanhas. É preciso enxergar o mundo atual, ver que tudo mudou e que o pensamento de ontem não pode se aplicar nos dias de hoje. Por pertencerem a um mundo primitivo, não conseguem obviamente levar o Santos adiante. Chega de Teixeiras, Odílios, Romas, Peres, Ruedas e dos que hoje pretendem dirigir o Santos amanhã.
Se de fato essas pessoas amam o Santos, elas devem abandoná-lo e abrir a porta para a entrada da modernidade. Devem deixar as cadeiras dos comandantes e sentarem-se nas cadeiras dos espectadores. E aqueles que querem sentar-se nela que entendam que não têm tamanho intelectual para isso.
Ainda é tempo. Mas não se esqueçam: para um clube como o Santos ele é curto.
6 respostas para “São Paulo humilha o Santos e deixa claro que só a SAF é a salvação”
O texto é digno de um grande torcedor e de um belo jornalista….ontem, hoje e amanhã, do jeito que tá, a nós torcedores só amargura.
Temos Botafogo na belmirolandia, vazia e triste na próxima rodada..
Um time líder, motivado, azeitado; contra um timeco……sem garra, sem tática sem nada..
A série B é merecida e procurada com afinco pelo rueda e pelos outros que colocaram o santos nessa situação.
Hoje, jogamos o pior futebol da série A, disparado…..Até o coxa melhorou um pouquinho….
Torcer contra os que estão com menos pontos é muito doentio, beira a loucura..
Como está, merecemos a B…..e se esses homens que fazem o rodízio na presidência continuarem, o fim tá logo ali..
CurtirCurtido por 1 pessoa
SORMANI SÓ TENHO QUE APLAUDIR E MUITO SEU COMENTÁRIO, POIS, É O PENSAMENTO E VONTADE DE MUITOS SANTISTAS, E SE PERMITIR VOU REPOSTA-LO EM MEU FEED DO FACEBOOK OU SE VC TEM FACE O FAÇA, POIS, ALGUEM PRECISA DA BELMIROLANDIA PRECISA LER E COMPRRENDER É CLARO. PARABENS ABÇS SANTISTA.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fique à vontade.
Abs.
CurtirCurtir
Caro Fábio :
Obrigado por propiciar a nós torcedores do Santos a leitura de uma bela e triste crônica santista, com a qual compactuo integralmente.
Como você mesmo cita ” Chega de Teixeiras, Odílios, Romas, Peres, Ruedas e dos que hoje pretendem dirigir o Santos amanhã ” , permita-me, apenas, dizer que enquanto estes todos não forem responsabilizados de maneira financeira e/ou civil, com mudança no estatuto do clube, haverá, apenas, o ônus desportivo de um eventual rebaixamento e constante humilhação, mesmo que permanecendo na série A, e este ônus ficará sempre com o Santos e todos nós torcedores; estes ” Teixeiras, Odílios, Romas, Peres, Ruedas e dos que hoje pretendem dirigir o Santos amanhã ” não são gestores de um clube profissional de futebol.
Abraços santásticos !
CurtirCurtido por 1 pessoa
Boa noite Sormani
Vc (ou algum amigo Santista) poderia me explicar uma coisa:
1. Entra técnico, sai técnico, e é sempre a mesma história:
2. Sai técnico entra auxiliar provisoriamente..
Sai Lucas Lima entra Luan Dias
Sai Messias entra Alex
Sai Nathan entra João Lucas
São Soteldo entra Mezenga
Sai Do entra Sandry
Que diabos acontece que esse traste, cintura dura e preguiçoso, que a única coisa que sabe fazer é cair e ficar gemendo no chão, chamado Marcos Leonardo, não é sacado do time???
O menino David é 350 X mais jogador que ele, e é obrigado a ficar no banco. Aguardando o q??
Me expliquem oq o protegido, titular em todos os jogos tinha proposta da Lazio (na qual eu não acredito) de Eu$ 13.000.000 e o reserva David, sem jogar, valor Eu$ 25.000.000.
O que acontece, qual a mágica, e querem q eu continue a pagar regiamente as mensalidades do Sócio Rei, estão de brincadeira né???
Alguém aqui assistiu o jogo
Bahia x Gremio?? O que joga de bola aquele atacante canhoto (Ademir) que saiu do América MG, foi para o Galo, estava encostado e foi emprestado ao Bahia. Será q ele não preferiria jogar no Santos???
E o meia Benitez, banco no Bahia, entrou e resolveu o jogo. Será q prefere ser banco no Bahia do q jogar no Santos.
São muitas pontas soltas… por mais que se ame o time, é difícil acreditar mais no futebol.
Hj fiquei sabendo que o Falcão tem uma multa em contrato, em caso de demissão, de R$ 2.000.000, é sério isso??? Como pode, com essa multa ele tem que se trocar e ir pro jogo.
Eu até tento …. Mas tá difícil continuar
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vc resumiu o que todo torcedor santista sabe e quer mudar SAF JÁ!!!!!!!!!!
CurtirCurtir