Por Fábio Sormani
O Santos está acabando. Poucos estão se dando conta disso, mas o Santos está se acabando. Ainda não acabou, mas está perto de acabar.
Quando eu digo acabar não significa desaparecer. O Santos jamais vai desaparecer, assim como a Portuguesa não desapareceu. Mas o Santos pode se transformar em uma Portuguesa.
Assim como a Lusa não teve forças para ressurgir de um rebaixamento — ao contrário, continuou desaparecendo — o Santos pode seguir o mesmo caminho. Infelizmente, o Santos não tem o poder de qualquer outro dos grandes do futebol brasileiro. Nem mesmo de um Botafogo, que por muitos é tido como um time que não tem a força dos demais grandes.
O Botafogo está no Rio de Janeiro e tem uma mídia que o Santos não tem. A Portuguesa está em São Paulo, mas nunca teve uma mídia digna de sua grandeza, porque os paulistanos olhavam — como ainda olham — apenas para o Trio de Ferro. E assim a Portuguesa acabou desaparecendo do rol dos grandes do futebol brasileiro e ninguém se importou.
O Santos segue no mesmo caminho: está acabando. Ninguém vai chorar o desaparecimento do Santos a não ser a sua torcida — que não é grande.
Há pouco recebi a pauta do programa desta segunda-feira na Placar TV. Ela contempla São Paulo, Flamengo, Corinthians e Palmeiras. Apenas uma menção discreta ao Santos, que foi sovado pelo Fortaleza por 4-0 e pela segunda rodada consecutiva se mantém na zona do rebaixamento.
Ah se fosse o Corinthians, o Palmeiras ou o Flamengo… Todos iriam discutir o momento dramático desse trio. Como não é, ninguém liga.
O Santos é o maior time da história do futebol brasileiro. Quem é isento e estuda o futebol sabe disso. Os fanáticos rirão. A mídia, que deveria ser isenta, e não é, não se apercebeu do adoecimento do Santos. Não se tocou porque ela é mais torcedora do que jornalista.
Mas o Santos está rumando ao precipício. Se vai conseguir segurar em um galho no meio desse caminho a gente não sabe. E é muito provável que não consiga.
E se não conseguir, vai bater no fundo do poço e vai arder em dor, em sofrimento, até acabar em morte.
O Santos está acabando. E nós, brasileiros, não estamos nem um pouco preocupados com isso. Porque temos miopia e não conseguimos olhar além do nosso próprio umbigo. Até mesmo a mídia esportiva, que deveria se preocupar e não se preocupa.
26 respostas para “O Santos está acabando…”
Sormani quem sabe se o Santos cair, o que não quero como santista apaixonado, as coisas mudem na província da cidade de Santos, pois, quem apequena o Santos FC são seus próprios dirigentes nas ultimas quatro ou três gestões, sempre o nosso time fica esperando os outros pra depois de muito tempo tomar alguma atitude, ex; times pequenos que despontam seus jogadores, os outros vão lá contratam os melhores e por ultimo a rabutaia fica e o Santos vai lá como se fosse ganhar na Mega e contrata os piores, outra atitude atrasada pra crescer, o estádio, a mesma coisa quase todos já se modernizara, Palmeiras, Gambazada, Atléticos MG e PR etc.. e o nosso só no papel e por ultima atitude lerdária( de lerda), a SAF, já ficamos para trás de Botafogo, Bahia, Fortaleza, Curitiba, e até do Botinha de Ribeirão, até quando Sormani, a esperança era o Jose Carlos Peres por ser da Capital, mas olha o que ele fez. SANTOS SEMPRE SANTOS. Abçs.
CurtirCurtir
Boa noite Santistas!
A situação é tão desesperadora, a coisa está tão feia, estão todos tão perdidos (como dizia o grande Sérgio Chulapa Bernardino “estão correndo com o balde d’água na mão e não sabem o de é o incêndio”) que o foco, a grande missão atual do Galo é convencer o Marcos Leonardo ficar até o fim do ano. Prestem atenção”MARCOS LEONARDO” gente, é o craque que vai fazer a diferença e tirar o Santos dessa situação. MARCOS LEONARDO gente, por favor, alguém me explique o que está acontecendo. Um jogador que beira à mediocridade, gordo, grosso, ruim de bola, preguiçoso …. e é as nossa salvação. Eu sinto ser repetitivo, me desculpem, sinceramente eu sinto. Mas não posso me conformar. Eu tinha escrito neste mesmo espaço, a respeito do Ângelo. Jogador limitado, lento, fraco fisicamente e dispersivo. Alguém teve a oportunidade de vê-lo estrear com a camisa do Strasbourg?? Jogou 13 minutos e eu deixei minha ira de lado e fiquei com dó. Sério, fiquei com dó. Entrou e parecia esses meninos que entram no rachão de fome de semana jogando bom adultos. Foi deprimente.
Estamos dependendo do Marcos Leonardo e dos “Deuses do futebol”. Ora faça-me o favor.
Desculpem o desabafo
CurtirCurtir
No Brasil temos a facilidade de sermos medíocres, gestores medíocres, pessoas que não escrevem nada no papel para planejar. Seguimos como folhas ao vento, onde parar, tá bom. Esse é o resultado, o Santos é mais um exemplo da total falta de planejamento e gestão.
Até um final de semana diferente da rotina, precisa ser planejado. Empresas precisam de metas, gestão e trabalho duro.
Os caras acham que é só chegar, sentar na cadeira do gestor e plim, em um passe de mágica, sem mover uma pena, pronto, tudo resolvido.
Aprendam que sem profissionalismo e trabalho duro, não chegaremos a canto nenhum e o Santos talvez nunca teve isso na vida, gestão de verdade
CurtirCurtir
O Grande problema do Santos ou pelo menos um dos, é que forasteiros tomaram conta do clube ja faz uma década. Pessoas que realmente não se importam muito com o clube. Claro que no Clube sempre existiu provincianismo e coisas que sempre deixaram o clube aquém do que a sua grandeza pedia mas ao menos víamos raiz, sentimento, etc. Víamos por exemplo a velha guarda da geração de ouro perambular pelo clube carregando toda história viva. Muitos vão dizer, sim mas isso não dura pra sempre, envelheceram e muitos se foram, inclusive o maior de todos o nosso Rei. Sim mas o Santos não se preparou para a modernidade e o mercado da bola os interesses ou a falta deles está tragando esse gigante ao ostracismo, Pois bem rogo aos grandes santistas ou iluminados que possam conduzir o clube de volta a caminhos que não o apequenamento insolúvel. O que vemos me parece um caminho sem volta.
CurtirCurtir
O PROVINCIANISMO É QUE MATA O SFC.
A VILA É O TÚMULO DO SANTOS FC!!!!!!!
CurtirCurtir
Não sormani,os deuses do futebol não vão isso acontecer,mas tem que mudar muita coisa lá na baixada,a única solução é Marcelo Teixeira, domingo vamos encher a vila pra dar uma força
CurtirCurtir
NEFASTO MT NUNCA MAIS!!!!!
CurtirCurtir
Precisamos se mais torcedor apaixonado pelo nosso time do coração, do quê do torcedor desequilibrado como estes dirigentes frios e calculista. Que em vez de pensar pequinês, haja com atitudes da grandeza do SANTOS FC. ESSE TIPO DE PESSOAS NEM O IBIS SC QUER TER,PORQUE NÃO SABER PERDER E ASSUMIR A DERROTA.
CurtirCurtir
A grande mídia sempre odiou o Santos. Hj é apenas indiferente. Santista que sou, diria que o Santos é o grande inimigo do Santos.
CurtirCurtir
Se o Santos cair, não volta. Vai virar una Portuguesa, com todo respeito a Lusa
CurtirCurtir
A solução é privatizar o clube e colocar uma gestão profissional lá… Longe destes políticos que sempre apequenaram o peixe
CurtirCurtir
O Santos foi saqueado por séculos ‘ no tempo em que era o maior time do mundo’ o Santos não se preocupava com títulos ‘ e sim com dólares que recebia( nos amistosos) e que desapareciam.outro ponto’ essa quantidade de conselheiros nunca se preocuparam com má gestões ‘ nunca’ ajudaram a afundar o Santos’ eram coniventes.uma coisa é certa: o Santos vai cair.basta fazer a conra: faltam 19 jogos’ pra não cair’ tem que vencer 9….como?
CurtirCurtir
Tenho 45 anos e sou santista desde o título de 84 e nunca vi nosso Santos tão mal dentro de campo. Peço desculpas a nossa torcida por ter acreditado nesse atual presidente e dado meu voto a ele, meu primeiro voto como sócio torcedor e errei amargamente. Rueda errou como nunca visto antes um presidente errar. Ele dirige o clube usando como termômetro a torcida no twitter, que se está insatisfeita troca de técnico num estalar de dedos. Não tem como dar certo, planeja errado, escolhe errado, a receita do caos, 12 técnicos em 3 anos, impossível não cair. Vai ser muito doloroso para nós santistas, que no ano que nosso rei partiu, o Santos está indo embora também.
CurtirCurtir
Culpa é dos sócios que não sabem escolher presidente que gosta do Santos. Enquanto escolherem presidente que não dar valor
as crias da casa e que só sabem vender por preço de banana o caminho realmente é falência, o fundo do poço.
CurtirCurtir
O Santos tem 8 milhões de torcedores e está entre as 7 maiores do Brasil.
Não se compara com Portuguesa.
CurtirCurtir
É muito triste ver o nosso peixe nessa situação mais eu ainda acredito que vamos sobreviver.
CurtirCurtir
Torcida do Santos é muito grande sim !!!
CurtirCurtir
Tenho 70 anos, e vou viver até os 95, digo, escrevam a, eu não vou ver o meu peixe na 2a. divisão, daqui a algum tempo vcs que viram esse comentário dirão, aquele Sr lá de Goiás tinha razão, sou santista desde 1.964 e vou partir pra outra sem sentir a tristeza de ver meu peixe rebaixado,que me desculpem TDS vcs e o guru Sormani
CurtirCurtir
O Sormami foi infeliz com o texto, não tem criatividade e escreveu besteira. Comparar Santos com Portuguesa. Sem mais comentários.
CurtirCurtir
Sobreviveremos como disse o Sr sormani. Mais vegetaremos ou ficaremos paraplégicos..
O Santos não tem nada…..a não ser a velha belmirolandia….nem os cts são de fato do clube.
Ou um milionário assume e injeta grana, pra dispensar 80% dos pés de rato, ou , transforma se em saf e busca gerente seria…
Como a saf o estatuto não abre mão de 51% pro clube. .esqueçamos.
Um milionário injetar grana, quase impossível..
.
Ja era, faremos cia ao crb, tombense, ituano e outros na B…
Parabéns ao Rueda, pois galo quer qualificar o elenco….rsrsrs…
E o presunto deve ter dado dicas ao Aguirre, agora ele é técnico fixo…..mama mia
CurtirCurtir
Concordo com o relator!
CurtirCurtir
Sormani. Temos vários fatores na mesa. Péssimas administrações encabeçam os culpados por uma fase tão ruim do Santos. Contratações desastrosas ( desde Damião) e técnicos muito ruins no caminho. Mas outro fator enorme é a própria imprensa. Ao seu exemplo, que compara um Tri campeão da Libertadores, que teve Pelé, Robinho e Neymar, com a respeitosa mas sem títulos, Portuguesa. Boa parte dessa culpa é de vocês. Em maioria corinthianos e bairristas, babam ovo para torcidas e para audiência e pouco analisam. Veja o mesmo ocorre no cenário macro. A Imprensa do Brasil é uma vergonha.
CurtirCurtir
Boa noite Santistas!
A situação é tão desesperadora, a coisa está tão feia, estão todos tão perdidos (como dizia o grande Sérgio Chulapa Bernardino “estão correndo com o balde d’água na mão e não sabem o de é o incêndio”) que o foco, a grande missão atual do Galo é convencer o Marcos Leonardo ficar até o fim do ano. Prestem atenção”MARCOS LEONARDO” gente, é o craque que vai fazer a diferença e tirar o Santos dessa situação. MARCOS LEONARDO gente, por favor, alguém me explique o que está acontecendo. Um jogador que beira à mediocridade, gordo, grosso, ruim de bola, preguiçoso …. e é as nossa salvação.
Eu sinto ser repetitivo, me desculpem, sinceramente eu sinto. Mas não posso me conformar. Eu tinha escrito neste mesmo espaço, a respeito do Ângelo. Jogador limitado, lento, fraco fisicamente e dispersivo. Alguém teve a oportunidade de vê-lo estrear com a camisa do Strasbourg?? Jogou 13 minutos e eu deixei minha ira de lado e fiquei com dó. Sério, fiquei com dó. Entrou e parecia esses meninos que entram no rachão de fim de semana jogando com adultos. Foi deprimente.
Estamos dependendo do Marcos Leonardo e dos “Deuses do futebol”. Ora faça-me o favor.
Desculpem o desabafo
CurtirCurtir
Ramiro vc falou do Ângelo e como outros da base saem de lá cheio de defeitos, completando, o Angelo não tinha força no chute um absurdo não terem visto isso no inicio, são fundamentos básicos que tem que ser corrigidos antes de estrearem no profissional mesmo que adiantem a sua ida ao profissional, é o básico, força física. O Santos é um amadorismo tremendo.
CurtirCurtir
Caro Sormani, vc não está de todo errado. Mas será que vc irá dizer que estava equivocado e pedir desculpas a “pequena” mas orgulhosa nação Santista quando surgir novos “raios” e as coisas voltarem ao normal.
CurtirCurtir
Se eu não estou errado, por que teria que pedir desculpas?
Abs.
CurtirCurtir