João Paulo, o contestado

Por Fábio Sormani

João Paulo…
Sempre foi dedicado.
Sente a camisa.
É santista.
Sofre nas derrotas.
Opera milagres.

Mesmo com todos esses predicados, ele é contestado por boa parte da mídia e pela quase totalidade dos especialistas da posição.

Por que isso acontece com João Paulo?

A desconfiança começou no segundo semestre deste ano, quando o Santos não parava de tomar gols e ser derrotado. Culminou com o rebaixamento.

É duro ser o goleiro de um time que foi rebaixado.

Marcos, goleiro do Palmeiras, foi rebaixado em 2002, mas seis meses antes tinha sido campeão do mundo com a seleção brasileira no Mundial do Japão e da Coreia. Também com a camisa da seleção foi campeão da Copa América em 1999, mesmo ano que se sagrou campeão da Libertadores com a camisa 12 do Palmeiras.

Ou seja, quando rebaixado com o Palmeiras, Marcos já era São Marcos.

E o que representa João Paulo na história do Santos? Nada, absolutamente nada. Ou melhor: é o goleiro de um time que foi rebaixado.

Tivesse o Santos sido rebaixado com Rafael Cabral, Fábio Costa ou Rodolfo Rodriguez e ninguém iria contestá-los. O treinador, por exemplo, não estaria procurando um goleiro, como acontece agora com Fábio Carille, que já pediu um jogador para a posição sob a desculpa de que falta um reserva para João Paulo.

Balela: Carille quer um titular para a posição.

João Paulo, apesar dos milagres que opera, tem muitas deficiências. A principal delas, todavia, não pode ser corrigida nem mesmo pelo melhor treinador de goleiros do mundo: sua envergadura é pequena. Em outras palavras, tem braços curtos.

Exatamente por causa disso ele hesita em sair do gol, e quando sai faz bobagens. Por ter braços curtos, tem dificuldades para pegar pênaltis. Além disso, não joga bem com os pés e tem dificuldade na reposição de bolas, onde costuma ser lento.

Por isso, quem consegue analisar a posição não pela frieza dos números, mas pela imagem que os olhos nos traz, sabe que João Paulo não pode ser goleiro de um time que pretenda ser campeão. Na melhor das hipóteses, pode ser um bom reserva.

Por isso o Santos procura um goleiro.


4 respostas para “João Paulo, o contestado”

  1. Sormani, perdoe por utilizar esse seu espaço para discordar totalmente de você. Essa questão do goleiro passa muito pela qualidade dos defensores que o time tem e teve nos últimos tempos. Por favor, veja que quando o Santos tinha a dupla Bauermann e Messias, no período do técnico Odair, o time tinha uma das defesas menos vazadas no Brasileiro. Depois da saída do nosso zagueiro apostador, o time se desarranjou totalmente lá atrás. Acho que o João Paulo é um ótimo goleiro e as deficiências que ele tem podem sim ser corrigidas com treinamento. Olhe para os goleiros que o Santos teve depois do Fábio Costa e certamente teremos o JP como o melhor. Não podemos esquecer quem estava na meta santista no 7×1 contra o Inter…esse sim um goleiro chama gol insuperável.

    Curtir

  2. Olá Sr sormani….vi o Vitor em 78…bom goleiro, marola, razoável…
    Rodolfo Rodrigues, uma parede.
    Sérgio Guedes…..muito bom..
    Zetti, ainda era bom..
    Carlos germano, razoável…
    Fábio Costa…….bom.
    Rafael Cabral……ótimo goleiro…
    Vanderlei…….bom goleiro…

    Depois disso sofrimento…..
    Vladimir , Everson, jp, John, vladmir novamente. Diógenes…

    Retratam a decadência e ida pro decenso e humilhação…

    Pobre santos FC….pobres de nós de torcedores…

    Curtir

  3. TODAS AS DEFESAS QUE ELE JOÃO PAULO FAZ, SE ALGUNS DOS BABA OVOS DELE ASSISTIR OUTROS TIMES VERÁ QUE TADEU, WEVERSON, EVERSON, RAFAEL, JARDIM, LUCAS PERRI, CASSIO, CHEGA TA BOM, ENTRE OUTROS FAZ AS MESMAS DEFESAS E AINDA SABEM SAIR EM BOLAS ALTAS E COM OS PÉS.

    Curtir

Deixe um comentário