Por Fábio Sormani
O Santos estreia neste sábado (20/01) no Campeonato Paulista. Debuta não só no Paulistão mas também na temporada 2024. Que será uma das mais importantes da história do Santos
A expectativa é grande. Demais, eu diria. A minha, pelo menos, é. Acho que esse time tem tudo para fazer bonito. Desempenhar bem no Paulista e no Brasileiro da Série B (dói escrever isso).
Embora Fábio Carille não seja o meu técnico preferido, penso que esse elenco é tão bom que pode superar qualquer limitação intelectual de seu treinador. Em outras palavras, se o técnico não atrapalhar, esse time pode andar. E bem.
Carille definiu o time num 4-3-3. Vai com João Paulo; Aderlan, Gil, Joaquim e Felipe Jonathan; João Schmidt, Pituca e Giuliano; Pedrinho, Furch e Guilherme.
E vai com a numeração antiga, que fez do Santos um time mundialmente conhecido. Goleiro com a 1 (e não mais com a 34, que aberração!), a zaga no 4-2-6-3; o meio com 5-8-10; e na frente 7-9-11. Foi assim que eu vi o Santos pela primeira vez. Foi assim que o Santos conquistou o mundo.
Digressão feita, volto a dizer que gosto muito desta escalação. E Carille ainda terá no banco jogadores como Rincón (que só não será titular porque vem de um desconforto muscular), Otero, Cazares e William Bigode. Nos próximos jogos Morelos e Kevyson.
Ótimo time; bons reservas. Já disse e torno a dizer: esse elenco, esse time, ano passado, não seria rebaixado. Mas o apocalíptico do Andrés Rueda (o pior presidente da história do Santos) desgraçou o clube com sua administração zarolha.
Hoje, gosto do que vejo, mas acredito que o Santos precisa de um novo goleiro. João Paulo, por mais santista que seja, por mais identificado que seja, tem limitações. E não são poucas. Não dá.
Mas vamos com ele. É o que temos no momento. E o presidente Marcelo Teixeira, na coletiva desta sexta-feira pela manhã, deixou bem claro que o Santos não tem necessidade premente em relação ao gol. Não sei se falou da boca para fora ou com convicção. Acho que a alternativa A é a correta.
Que João Paulo não precise trabalhar neste sábado. Que esse time renda o que dele se espera. E se isso ocorrer, tenho certeza, o Santos debuta neste Paulistão com vitória.
É o que todos os santistas esperam. E há de acontecer.