O drama de Carille: escalar Giuliano ou não contra a Lusa?

Por Fábio Sormani

Giuliano deixou a clínica do Dr. Rodrigo Zogaib. Em outras palavras, foi liberado pelo Departamento Médico do Santos. Agora é com o técnico Fábio Carille.

Ontem (13/03) ele já treinou no gramado do CT Rei Pelé. Hoje deve intensificar os treinamentos. E a pergunta que todos os santistas se fazem é: colocar ou não o Giuliano em campo contra a Portuguesa?

O jogo diante da Lusa será no domingo às 20h15. Daqui até lá temos quatro dias. Três de treinos e o dia do jogo.

O camisa 10 santista não atua há quase 40 dias. Perdeu nove partidas. A última vez que entrou em campo foi na derrota para o Palmeiras (Alianz) por 2-1. Jogou apenas oito minutos e lesionou a panturrilha.

Desde que Giuliano saiu do time foram seis vitórias, um empate e duas derrotas. Aproveitamento de 70,4%.

Como se vê, mesmo sem Giuliano o Santos desempenhou. E desse noneto de partidas, houve duas vitórias contra os rivais Corinthians (1-0, na Vila) e São Paulo (igual marcador, no MorumBIS). Teve uma derrota para time da Série A (Bragantino, 1-0, em Bragança), mas naquele momento o viés do time era de baixa.

Voltando ao início do texto, a pergunta que todos os santistas se fazem é: colocar ou não o Giuliano em campo contra a Portuguesa?

Carille disse que vai deixá-lo no banco, sob o argumento de que ele não joga faz muito tempo. Mas você concorda com essa decisão?.

Os que concordam entendem que não há motivo para arriscar, até porque o aproveitamento do time tem sido bom e, some-se a isso, depois da partida de quartas-de-final contra a Lusa haverá dez dias para o próximo jogo.

Isso se o Santos se classificar, é bom que se diga.

É aí que se apegam os defensores da escalação de Giuliano desde o início do jogo. Pra se chegar às semifinais (e consequentemente garantir a participação na Copa do Brasil do ano que vem) é preciso eliminar a Portuguesa. Sendo assim, há que se ir a campo com o que tem de melhor — Giuliano entre eles.

O Santos não é campeão há sete anos. A chance aparece agora neste Campeonato Paulista. É favorito? Não, não é; o Palmeiras é o grande favorito ao título. Mas o Santos tem lá suas chances, pequenas, mas tem.

Se não conquistar o Paulistão, completará oito anos de fila. Sim, pois título da Série B não pode ser comemorado por time grande.

Se o Santos tivesse um ponta-direita confiável, poderia deixar o Giuliano no banco e colocar Otero no lugar do camisa 10 — Cazares não dá. Mas acontece que não dá para contar com Pedrinho (e muito menos Marcelinho) e Carille não confia em Patati (o que eu acho um equívoco). Por isso, eu entraria com Giuliano no meio e abriria o Otero.

Não se pode bobear. Todo adversário é difícil. Ainda mais em jogo eliminatório, um joguinho só, onde tudo pode acontecer.

Giuliano comemora gol contra a Ponte Preta. Foto Instagram.

Deixe um comentário