• Arrascaeta de fora mais uma vez. Flamengo tem que pensar em substituto

    Por Fábio Sormani Arrascaeta vai desfalcar o Flamengo nos dois jogos contra o Fluminense na decisão do Carioca. Além deles, estará de fora também da estreia do rubro-negro na Libertadores, quarta-feira próxima, contra o Aucas, no Equador. Está com uma lesão muscular. Aliás, mais uma. Não se espantem se o Flamengo perder as três partidas.…

  • Falcão defender Odair é insólito

    Por Fábio Sormani Na sede da Conmebol em Luque (Paraguai), Paulo Roberto Falcão, instado a falar sobre a situação do Santos, entre outras coisas saiu em defesa do técnico Odair Hellmann. Disse o coordenador de futebol santista quando do sorteio da Sul-americana na última segunda-feira (27/03): — Tem que parar com essa troca de treinador…

  • Briga no Beira-Rio: jogador precisa respeitar o sentimento do torcedor

    Por Fábio Sormani Lamentável o que aconteceu neste domingo (26/03) no Beira-Rio depois da classificação do Caxias para a final do Campeonato Gaúcho. O time do interior do Rio Grande do Sul, após um empate em 1-1 no tempo normal, classificou-se ao vencer o Inter por 5-4 nos pênaltis. O gol que colocou o Caxias…

  • Falcão na seleção? Que passe um anjo e diga amém

    Por Fábio Sormani Na transmissão do jogo Marrocos 2-1 Brasil, Galvão Bueno sugeriu que Paulo Roberto Falcão seja contratado pela CBF para trabalhar ao lado de Carlo Ancelotti. Que passe um anjo e diga amém. Falcão é um péssimo executivo de futebol. Um omisso, que é omisso provavelmente pela falta de capacidade na função que…

  • Até onde pode chegar Endrick?

    Por Fábio Sormani Endrick não entrou em campo no mata-mata do Campeonato Paulista. Jogou onze partidas da fase de classificação (foram 12 no total) e nesses jogos não fez nenhum gol e não deu nenhuma assistência. Nas quartas-de-final, contra o São Bernardo, do banco de reservas viu seus companheiros Fabinho, Jaílson, Giovani, Navarro e Breno…

  • Flamengo x Fluminense ou a mais empolgante final estadual no Brasil

    Por Fábio Sormani O Campeonato Paulista é o mais forte do Brasil. Mas a melhor final de um estadual neste ano de 2023 será no Rio de Janeiro. Enquanto o Palmeiras aguarda pelo vencedor de Água Santa e Red Bull Bragantino para ver quem será o campeão de São Paulo, em Minas o Galo vai…

  • Maracanã assiste massacre à moda antiga nos 7-0 do Flu diante do VR

    Por Fábio Sormani Foi como se fosse no meu tempo. O Fluminense destruiu o Volta Rendonda por 7-0. No meu tempo era assim: time grande (Fluminense) pegava os pequenos (Volta Redonda) e fazia isso. Foram 65% de posse de bola. 27 chutes contra a meta adversária. 12 acertaram o gol. Sete entraram, um aproveitamento de…

  • Ao processar Neto, Tite deveria processar o povo brasileiro também

    Por Fábio Sormani Um dos assuntos palpitantes desta quinta-feira (16/03) que acabou de se despedir foi a notícia de que o técnico Tite vai processar Neto. Motivo: o apresentador e comentarista, segundo os advogados do ex-treinador da seleção brasileira, cometeu “delito de injúria”; ou seja, ofendeu a honra do Tite. Não sou amigo do Tite,…

  • Entendam o verdadeiro interesse dos times pelo meia Zanocelo

    Por Fábio Sormani Leio em alguns sites que Zanocelo tem VÁRIAS propostas para deixar o Santos. Nós, jornalistas, temos o dever de explicar ao torcedor o que de fato acontece: Giovani Bertolucci, empresário do jogador, tem trânsito livre em diversos times no Brasil e está tentando empurrar Zanocelo a um deles. E deixa “vazar” que…

  • Seus malditos! Vocês nos envergonham e ao Pelé também!

    Por Fábio Sormani Se não virar SAF não tem jeito. Ou então, me responda: o que um presidente a ser eleito no final do ano vai fazer para mudar esse quadro? Nada, pois não há o que se fazer. O Santos é um time à beira da pobreza e que não tem fonte de renda.…

PÁGINA INICIAL

11 de outubro de 2022

O Santos vive situação dramática na tabela do Campeonato Brasileiro. A maioria dos torcedores rói as unhas neste momento temeroso de um inédito rebaixamento. Rebaixamento que teria implicações sérias no futuro da instituição.

Este blog estreia analisando a situação do Santos em relação ao rebaixamento no Campeonato Brasileiro neste ano da graça de 2022.

A matemática é simples: se o Santos vencer Juventude e Avaí (dois dos times mais fracos da competição) em casa, praticamente se garante na Série A, pois chegará a 43 pontos, pontuação que dificilmente quem está abaixo vai atingir.

Vamos analisar…

fulanode tal disputad a bola com beltrano do time b. Foto: Ivan Storti/Santos FC

C O R I T I B A (31 pontos)

Próximos jogos:
R.Bull (C)
Athlético (F)
São Paulo (F)
Inter (C)
Fortaleza (F)
Juventude (F)
Flamengo (C)
Corinthians (C)
Cuiabá (F)

Cinco jogos fora e quatro em casa.
Coritiba é o único time que não venceu fora: dois empates e 12 derrotas. Mas o aproveitamento do Coxa em casa é bom: 7ª melhor campanha, com nove vitórias, dois empates e quatro derrotas.
Se o Santos chegar aos 43 pontos mencionados acima, igualar o número de pontos seria suficiente para o Coritiba, pois os paranaenses ficariam com mais vitórias que o Santos, o primeiro critério em caso de empate entre duas ou mais equipes. Para se atingir esses 43 pontos o Coxa precisa de 12 pontos (quatro vitórias). Os jogos do Coritiba não são fáceis. De quem ele poderia ganhar? Red Bull (talvez), Cuiabá (talvez)… Arrume mais duas vitórias. Complicado.

C E A R Á (32 pontos)

Próximos jogos:
Atlético-MG (F)
Cuiabá (C)
Atlético-GO (F)
Inter (F)
Fluminense (C)
Corinthians (F)
Avaí (F)
Juventude (C)

Quatro jogos fora e quatro em casa.
Tem duas partidas bem acessíveis como mandante: Cuiabá e Juventude. E pega o Avaí (possivelmente rebaixado) fora. Tem o Atlético-GO fora, mas os goianos brigam para sair do Z4. E tem Atlético-MG, Inter, Fluminense e Corinthians, destes, apenas o Fluminense em casa. Quantos pontos o Ceará pode fazer? As duas molezas em casa (6) e o Avaí fora (3). Quem mais o Ceará teria que vencer para chegar aos sonhados 43 pontos do Santos? Dois empates não seriam suficientes porque o Santos tem mais vitórias. Teria que ser três empates ou uma vitória. Dá para empatar contra quem? Flu em casa; Atlético-GO fora. Onde mais? Vencer quem mais além dos três mencionados? Difícil a situação do Ceará. Se o Santos ganhar do Juventude e o Avaí, apenas isso, o Ceará dificilmente passará o Santos.

J U V E N T U D E (20 pontos)

Próximos jogos:
Santos (F)
Atlético-GO (C)
São Paulo (C)
Atlético-MG (F)
Coritiba (C)
Goiás (F)
Flamengo (C)
Ceará (F)

Quatro jogos em casa e quatro fora.
Se perder para o Santos segunda-feira, o máximo que os gaúchos conseguem (vencendo todos os sete jogos restantes, entre eles contra o Ceará, fora de casa, e se isso ocorrer o Ceará será ainda menos ameaça ao Santos) é chegar aos 41 pontos. Santos com vitórias sobre este mesmo Juventude e Avaí (ambos na Vila, não se esqueçam) bate nos 43 pontos. Juventude está virtualmente rebaixado e não ameaça o Santos.

A V A Í (28 pontos)

Próximos jogos:
Fortaleza (F)
Fluminense (C)
Palmeiras (F)
Cuiabá (F)
Red Bull (C)
Santos (F)
Ceará (C)
Flamengo (F)

Três jogos em casa e cinco fora.
Para chegar nos mesmos 43 pontos do Santos (em caso de vitória sobre o mesmo Avaí, não se esqueçam) terá que vencer seus três jogos em casa e beliscar duas vitórias fora. Totalizaria então os mesmos 43 pontos do Santos, mas ficaria com uma vitória a mais). Vai bater quem fora de casa? Fortaleza e Cuiabá? Pode ser, mas bater o Fortaleza fora de casa não é tarefa das mais fáceis. Os outros dois adversários fora são Palmeiras e Flamengo. Creio que o Avaí também não ameaça o Santos.

A T L É T I C O - G O (28 pontos)

Próximos jogos:
Palmeiras (C)
Juventude (F)
Ceará (C)
São Paulo (F)
Santos (C)
Fortaleza (F)
Athlético (C)
América (F)

Quatro jogos em casa e quatro fora.
Para chegar aos mesmos 43 pontos do Santos, os goianos precisam vencer Ceará (aí o Ceará deixa de somar pontos e não ameaça o Santos), Santos e Athlético em casa e buscar duas vitórias fora. Juventude é uma delas. E a outra? São Paulo? Complicado. Fortaleza? Idem. América? Quem sabe. Pode, teoricamente, ser uma ameaça ao Santos.

C U I A B Á (30 pontos)

Próximos jogos:
Flamengo (C)
Ceará (F)
Goiás (C)
Avaí (C)
Botafogo (F)
Palmeiras (C)
Atlético-MG (F)
Coritiba (C)

Cinco jogos em casa e três fora.
Para chegar nos mesmos 43 pontos do Santos, precisa vencer quatro jogos e empatar um. Ficaria com o mesmo número de vitórias, mas o saldo cuiabano é negativo neste momento em dez gols. O certo seriam dois empates; quatro vitórias e dois empates. Vitórias contra quem? Goiás, Avaí e Coritiba em casa. Fora teria que ganhar um jogo e empatar dois. Contra quem? Vitória sobre Ceará (pobre Ceará…) e empates contra Atlético-MG e Botafogo. Difícil, concordam?

Resumo da ópera

Chegar aos 45 pontos é o ideal, mas creio que se bater em 43 (vencendo em casa Juventude e Avaí) escapa do rebaixamento.

Vila Belmiro vazia, como sempre: torcida preguiçosa. Foto: Ivan Storti/Santos FC

Torcida

O torcedor tem que ser parceiro neste momento. Mas tem que cobrar os jogadores também. Eles entram em campo com o fardamento santista. Têm que entender isso. Aliás, acho que a maioria não faz ideia do seu peso.

Penalidade máxima!

Leio no site da Gazeta Esportiva que o João Paulo tem um aproveitamento de apenas 8% nas cobranças de pênaltis contra si. Foram chutados 25 penalidades contra o goleiro santista e ele pegou apenas duas. É o que eu tenho dito: pênalti marcado contra o Santos? Pega a bola e coloca logo no meio-campo. Assim não perde tempo.

Torcida preguiçosa

Santos tem 33.499 sócios-torcedores de acordo com levantamento feito pelo site Goal em 19 de agosto passado. Tem menos do que o Bahia, Coritiba, Fortaleza, Botafogo, Ceará, Fluminense, times que nas pesquisas dos institutos especializados estão abaixo do Santos em número de torcedores. Se bem que hoje em dia não dá pra confiar muito no que os institutos dizem.

Quote

“Nunca vi o Santos tão largado assim”.
Rafael Prates, comentarista da Rádio Globo e ESPN.

Eu

Queridas amigas; amigos queridos.

Inicio uma nova etapa em minha vasta carreira profissional: escrever um blog pelo qual eu — e apenas eu — serei o responsável.

Não sei quantos leitores terei, mas me darei por satisfeito se tiver uma dúzia, ou talvez duas dezenas.

Mas isso, num primeiro momento, pouco me importa, pois o que eu quero é escrever, produzir.

Estou com 65 anos e cabeça de velho, desocupada, é um perigo. É terreno fértil para as pragas que podem nos levar à loucura ou a morte lenta ou rápida.

Portanto, cá estou.

Espero que vocês gostem.

  1. Sou admirador do futebol do Falcão.. só. Odair maionese, fluC, inter, tiveram padrão de jogo….razoável pelo menos.. O Santos não…

  2. Parece que ele, Falcão tem vergonha de estar no Santos, que o Santos não é grande o suficiente para ele,…