Por Fábio Sormani
De uma maneira geral, esta 31ª rodada tem sido bem favorável ao Santos. Para ganhar o título? Longe disso: a realidade, desde que Andrés Rueda assumiu a presidência do clube, tem sido brigar para não ser rebaixado nos campeonatos onde isso é possível (como é o caso deste Brasileirão) ou não incomodar ninguém nas Copas, isso quando não humilha seu torcedor, como aconteceu na goleada sofrida diante do Corinthians por 4-0.
Voltemos a esta rodada do Brasileiro. À exceção da vitória do Coritiba sobre o Bragantino (2-1) no Paraná e do empate do Ceará contra o Atlético no Mineirão (0-0), os demais resultados ajudaram demais o Santos.
O Cuiabá perdeu para o Flamengo (1-2), o Avaí para o Fortaleza (0-2) e o Goiás apanhou do Inter (2-4). Nesta segunda-feira (10/10), se o Palmeiras não perder para o Atlético em Goiânia, ficará ainda melhor.
Por quê?
Porque se o Santos ganhar na Vila Belmiro do lanterninha Juventude, logo depois do jogo do Palmeiras, ele abrirá dez pontos em relação ao primeiro time da zona do rebaixamento.
Se dobrar o Juventude, vai a 40 pontos. Mas aí é que vem o problema: o Santos fazer a parte dele.
O time não tem jogado mal, é verdade. A derrota para o Atlético na Vila Belmiro (1-2) foi um duro golpe para um time que atuou melhor a maior parte do jogo. Se repetir o mesmo desempenho, ganha do Juventude e vai aos almejados 40 pontos.
Claro, desde que Marcos Leonardo não perca uma penca de gols, como aconteceu diante do Galo. E que o sistema defensivo não vacile, como vacilou.
Estava fazendo contas e se o Santos chegar a 43 (para isso tem que ganhar dos fraquíssimos Juventude e Avaí, ambos na Vila Belmiro), dificilmente quem está atrás chegará a esta pontuação.
Vamos analisar…
C O R I T I B A (34 pontos)
Próximos jogos:
Athlético (F)
São Paulo (F)
Inter (C)
Fortaleza (F)
Juventude (F)
Flamengo (C)
Corinthians (C)
Cuiabá (F)
Cinco jogos fora e três em casa.
Coritiba é o único time que não venceu fora: dois empates e 12 derrotas. Mas o aproveitamento do Coxa em casa é bom, com dez vitórias, dois empates e quatro derrotas.
Se o Santos chegar aos 43 pontos, igualar o número de pontos seria suficiente, pois o Coritiba ficaria com mais vitórias, o primeiro critério em caso de empate entre duas ou mais equipes. Para chegar aos 43 pontos o Coxa precisa de nove pontos (três vitórias). Os jogos do Coritiba não são fáceis. De quem ele poderia ganhar? Cuiabá (que também briga contra o rebaixamento e aí um come o outro)… Arrume mais duas vitórias. Seus jogos em casa, onde ele desempenha bem, são contra Inter, Flamengo e Corinthians, times que estão na parte de cima da tabela. E fora, como vimos, o Coxa perde força. Complicado.
C E A R Á (33 pontos)
Próximos jogos:
Cuiabá (C)
Atlético-GO (F)
Inter (F)
Fluminense (C)
Corinthians (F)
Avaí (F)
Juventude (C)
Quatro jogos fora e quatro em casa.
Tem duas partidas bem acessíveis como mandante: Cuiabá e Juventude. E pega o Avaí (possivelmente rebaixado) fora. Tem o Atlético-GO fora, mas os goianos brigam também para sair do Z4. E tem Atlético-MG, Inter, Fluminense e Corinthians, destes, apenas o Fluminense em casa. Quantos pontos o Ceará pode fazer? As duas molezas em casa (6) e o Avaí fora (3). O que mais o Ceará teria que para ultrapassar os 43 pontos do Santos? Mais um empate não seria suficiente, porque o Santos tem mais vitórias. Teria que ser dois empates ou uma vitória. Dá para empatar contra quem? Flu em casa; Atlético-GO fora (e se isso ocorrer os goianos não progridem na tabela). Onde mais? Portanto, se o Santos vencer o Juventude e o Avaí, apenas isso, o Ceará terá dificuldades para passar o Santos.
C U I A B Á (30 pontos)
Próximos jogos:
Ceará (F)
Goiás (C)
Avaí (C)
Botafogo (F)
Palmeiras (C)
Atlético-MG (F)
Coritiba (C)
Quatro jogos em casa e três fora.
Para chegar nos mesmos 43 pontos do Santos, precisa vencer quatro jogos e empatar um. Ficaria com o mesmo número de vitórias, mas o saldo cuiabano é negativo neste momento em 12 gols. O certo seriam quatro vitórias e dois empates. Vitórias contra quem? Goiás, Avaí e Coritiba em casa (aí os paranaenses ameaçariam menos ainda o Santos). Fora teria que ganhar um jogo e empatar dois. Contra quem? Vitória sobre Ceará (que também estacionaria) e empates contra Atlético-MG e Botafogo. Difícil, concordam?
A T L É T I C O - G O (28 pontos)
Próximos jogos:
Palmeiras (C)
Juventude (F)
Ceará (C)
São Paulo (F)
Santos (C)
Fortaleza (F)
Athlético (C)
América (F)
Quatro jogos em casa e quatro fora.
Para chegar aos mesmos 43 pontos do Santos, os goianos precisam de mais 15 pontos. Ganhar do Ceará (aí o Ceará deixa de somar pontos e não ameaçaria o Santos, não se esqueçam), Santos e Athlético, todos também como mandante. E buscar duas vitórias fora. Juventude é uma delas. E a outra? São Paulo? Fortaleza? América? Pode ser uma ameaça ao Santos? Pode, mas acho difícil.
A V A Í (28 pontos)
Próximos jogos:
Fortaleza (F)
Fluminense (C)
Palmeiras (F)
Cuiabá (F)
Red Bull (C)
Santos (F)
Ceará (C)
Flamengo (F)
Três jogos em casa e cinco fora.
Para chegar nos mesmos 43 pontos do Santos (em caso de vitória sobre o mesmo Avaí, não se esqueçam) terá que vencer seus três jogos em casa e beliscar duas vitórias fora. Totalizaria então os mesmos 43 pontos do Santos, mas ficaria com uma vitória a mais). Vai bater quem fora de casa? Fortaleza e Cuiabá? Pode ser, mas bater o Fortaleza fora de casa não é tarefa das mais fáceis: os outros dois adversários fora são Palmeiras e Flamengo. Acho que o Avaí também não ameaça o Santos.
J U V E N T U D E (20 pontos)
Próximos jogos:
Santos (F)
Atlético-GO (C)
São Paulo (C)
Atlético-MG (F)
Coritiba (C)
Goiás (F)
Flamengo (C)
Ceará (F)
Quatro jogos em casa e quatro fora.
Se perder para o Santos segunda-feira, o máximo que os gaúchos conseguem é chegar aos 41 pontos. Juventude está virtualmente rebaixado.
Resumo da ópera
Chegar aos 45 pontos é o ideal, é o sonho, mas creio que se bater em 43 (vencendo em casa Juventude e Avaí) escapa do rebaixamento, pois os outros times vão se comer e têm adversários complicados pela frente.
Torcida
O torcedor tem que ser parceiro neste momento. Mas tem que cobrar os jogadores também. Eles entram em campo com o fardamento santista, têm que entender isso. Aliás, acho que a maioria não faz ideia do seu peso.
Penalidade máxima!
Leio no site da Gazeta Esportiva que o João Paulo tem um aproveitamento de apenas 8% nas cobranças de pênaltis contra si. Foram chutados 25 penalidades contra o goleiro santista e ele pegou apenas duas. É o que eu tenho dito: pênalti marcado contra o Santos? Pega a bola e coloca logo no meio-campo. Assim não perde tempo.
Torcida preguiçosa
Santos tem 33.499 sócios-torcedores de acordo com levantamento feito pelo site Goal em 19 de agosto passado. Tem menos do que o Bahia, Coritiba, Fortaleza, Botafogo, Ceará, Fluminense, times que nas pesquisas dos institutos especializados estão abaixo do Santos em número de torcedores. Se bem que hoje em dia não dá pra confiar muito no que os institutos dizem.
Quote
“Nunca vi o Santos tão largado assim”.
Rafael Prates, comentarista da Rádio Globo e ESPN.
Eu
Queridas amigas; amigos queridos.
Inicio uma nova etapa em minha vasta carreira profissional: escrever um blog pelo qual eu — e apenas eu — serei o responsável.
Não sei quantos leitores terei, mas me darei por satisfeito se tiver uma dúzia, ou talvez duas dezenas.
Mas isso, num primeiro momento, pouco me importa, pois o que eu quero é escrever, produzir.
Estou com 65 anos e cabeça de velho, desocupada, é um perigo. É terreno fértil para as pragas que podem nos levar à loucura ou a morte lenta ou rápida.
Portanto, cá estou.
Espero que vocês gostem.
14 respostas para “O Santos, 43 pontos e eu”
[…] aos 40 pontos. Com mais três a equipe atinge os 43 mencionados e, segundo minhas projeções (clique aqui), não cai. Não é preciso chegar aos […]
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sucesso Sormani sou seu fã não assisto mais o f90 ficou sem graça sem vc tomara q volte pra algum canal esportivo torço muito por isso abraço.
CurtirCurtir
Parabéns sormani belo trabalho
CurtirCurtir
Ótima leitura, sucesso com o blog amigo!
CurtirCurtir
Boa sorte Sormani
CurtirCurtir
Legal seu blog Sormani…
Assisti você no Neto….
Sucesso.
CurtirCurtir
Buenas! Santos não convence com esta vitória , por história e qualidade não fez mais que obrigação !
CurtirCurtir
Parabens sormani pelo seu trabalho sou seu fan acompanhava vcs direto na fox sports radio
CurtirCurtir
Boa sorte Sormani, estarei sempre acompanhando teu blog. Vai Corinthians!!!
CurtirCurtir
Boa, Sormani. Vi sua participação hoje no programa ‘Os Donos da Bola’. Sempre que possível, compareça a programas como o do Neto, me divirto bastante (e me irrito também, não vou negar) com algumas das suas observações - está na hora de reconhecer o Arrascaeta como grande jogador que ele é, hein. Brincadeiras à parte, sou flamenguista, mas nutro um carinho enorme pelo Santos. Tenho 30 anos e o primeiro grande time que tenho lembrança é justamente aquele Santos de 2002, de Robinho (cancelado) e Diego. Ver hoje o Santos contentar-se em apenas manter-se na série A é triste e revoltante. Que o Peixe volte a figurar entre os grandes. Saudações Rubro-Negras!
CurtirCurtir
Sormani,
Sou seu fã mesmo discordando de algumas coisas que vc fala. Oras isso é democracia.
Acho vc um cara 100% e lembro com saudades de quando vc e o Zaidan conversavam sobre esporte na madrugada
Às vezes a vida nos prega peças para nos alavancar para cima e nos tirar da zona de conforto.
Com vc não será diferente.
Saudações palestrinas,
Leonardo
CurtirCurtir
Sucesso Sormani, e volte rapidamente pra Tv
CurtirCurtir
Sucesso Sormani
O Fox Sport Rádio foi o melhor programa esportivo de todos os tempos.
Vc fez parte de muitas tardes do meu dia.
Admiro muito vocês.
Te desejo tudo de bom.
Ahhh… faz um canal no youtube
CurtirCurtir
[…] realmente da ameaça do rebaixamento. É o tal do número mágico. Mas, pelas minhas projeções (leia aqui), com 43 pontos se livra, pois os times que estão abaixo se pegam e têm jogos difíceis pela […]
CurtirCurtir