Ao processar Neto, Tite deveria processar o povo brasileiro também

Por Fábio Sormani

Um dos assuntos palpitantes desta quinta-feira (16/03) que acabou de se despedir foi a notícia de que o técnico Tite vai processar Neto. Motivo: o apresentador e comentarista, segundo os advogados do ex-treinador da seleção brasileira, cometeu “delito de injúria”; ou seja, ofendeu a honra do Tite.

Não sou amigo do Tite, encontrei-o em algumas situações profissionais. É sujeito do bem, pelo que vi e pelo que já ouvi sobre ele.

Conheço Neto, um amigo de profissão, igualmente um sujeito do bem pelo que vejo e pelo que ouço dele.

Ou seja: são duas pessoas que pertencem ao mesmo lugar.

E por que estão em lados antagônicos? Porque Neto, depois que o Brasil foi eliminado pela Croácia na Copa do Catar, em dezembro passado, disse que Tite era um “filho de uma p…, desgraçado, sem-vergonha, burro, idiota, imbecil e vagabundo”. Isso indignou Tite, que agora o processa.

Não sou advogado, mas entendendo que o exagero por parte do Neto no episódio em questão é muito questionável. Neto nada mais fez do que verbalizar o que o povo brasileiro sentia naquele momento. E o que o apresentador da Bandeirantes disse não foi dito horas depois do ocorrido, mas sim imediatamente após a eliminação brasileira na Copa do Mundo, sob forte emoção. E foi dito do jeito dele, sincero, uma sinceridade que é requerida e admirada pelo povo brasileiro. Neto agiu sob forte emoção, torno a dizer, sentiu-se desgraçado pelo ocorrido, sentiu-se como todos os brasileiros dos quais ele faz parte.

O Brasil, infelizmente, é retratado como um país corrupto, da bandidagem, da desigualdade social, subdesenvolvido, terceiro mundo etc e tal. Tudo muda quando chega uma Copa do Mundo. É nesse momento que o brasileiro se sente orgulhoso, que ele bate no peito, é nesse momento em que ele é respeitado pelo planeta, porque o Brasil é sinônimo de futebol, o esporte mais popular do mundo, o esporte que move paixões em todo o planeta e que movimenta cerca de US$ 286 bilhões por ano, equivalente ao Produto Interno Bruto (PIB) de um país como a Finlândia. Não é pouco.

Por isso, quando o Brasil foi eliminado nos pênaltis pela Croácia, num jogo onde Tite escalou mal, mudou mal o time brasileiro, que não obrigou Neymar a bater o primeiro pênalti, perdido por Rodrygo, o torcedor brasileiro fez o mesmo que Neto fez: xingou Tite. O futebol é tudo para o brasileiro. É o que nos move nos momentos mais difíceis, é o que nos desgraça quando se é desgraçado. Ama-se um time muitas vezes muito mais do que se ama uma família. Vende-se um carro, uma casa ou qualquer outro bem para se ver a seleção jogar em campos longínquos.

Perder do jeito que o Brasil perdeu provocou uma revolta grande em todos os brasileiros. Como disse Neto, o sonho de estar no topo do mundo foi destruído naquele momento. E todas as nossas mazelas se afloraram novamente.

E o brasileiro, naquele momento, xingou Tite. Como Neto xingou.

E Neto é um brasileiro como outro qualquer. Falou o que todos falaram naquele momento.

Se Tite processa o Neto, deveria processar o Brasil também.

Neto, apresentador da Rede Bandeirantes/ Foto: Instagram

5 respostas para “Ao processar Neto, Tite deveria processar o povo brasileiro também”

  1. Caro Fábio :

    Pertinentes todos seus comentários.

    Sob o meu ponto de vista, chama-me a atenção o fato de que, o jogo do Brasil contra a Croácia foi em 09/12/22, Neto esbravejou em 09/12/22 e só agora, em março/2023, que o ex-ocupante do cargo de treinador da Seleção Brasileira, sentiu-se injuriado, com a honra ofendida ?

    Quer dizer que nesse período, dezembro de 2022 até março de 2023, ele esqueceu-se do que Neto verbalizou e não se sentiu ofendido ?

    Interessante essa indignação cronológica seletiva, pois desde dezembro de 2022 a mídia esportiva não dá destaque ao nome do ex-ocupante do cargo de treinador da Seleção Brasileira, e 3 meses depois do fraquíssimo desempenho dele como treinador da Seleção, ele torna-se destaque ?

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá Sormani me perdoe discordar de você.
    Neto é um comunicador e formador de opinião e falar isso ao vivo para milhões de pessoas é totalmente descabido e não concordo com a atitude do Neto e faria o mesmo se fosse o Tite,treinador que eu particularmente não gosto.
    Neto exagerou demais e se isso não for coibido onde vamos parar ?
    Respeito sua opinião mas existem formas de se expressar, e que o Neto fez foi totalmente errado e baixo nível.
    Mas respeito a sua avaliação e opinião.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Eu concordo que o quê o Neto disse externou o quê zilhões de brasileiros pensaram naquele momento, mas também acho que uma vez que ele, Neto, tem um microfone e é uma figura pública seguida por muita gente deveria ter um pouco mais de equilíbrio emocional. Ele deve pensar que não está na mesa de um bar discutindo com amigos e o quê ali é dito morre ali e não tem repercussão.. O quê ele diz, sabemos, influencia muitas pessoas. A sociedade é muito influenciável pelos meios de comunicação, ainda mais nestes tempos de redes sociais, e nunca é bom instigar o ódio e agressividade. Por outro lado, também acho estranho, assim como o seu leitor Canerocci, esse “time” do Tite para responder. Por quê ficou esse tempo todo ruminando essa questão? O quê o motivou só agora adotar essa medidas judiciais? Enfim, cada um tem suas motivações, que se entendam. E così la nave và…

    Curtido por 1 pessoa

  4. Boa noite Sormani.
    A aversão que eu sinto por esse cidadão, dito comunicador, é inversamente proporcional ao apreço que tenho pelos seus posts. Dito isto, me permito discordar, em parte, do seu comentário. Uma coisa é vc externar sua revolta numa roda de amigos depois da pelada, ou até para outras pessoas q estivessem TB assistindo ao jogo, outra coisa é verbalizar de forma inconsequente um canal de tv, com penetração em milhões de lares. Errou o Neto, mesmo pq esse é o estilo dele, essas falácias e exageros no linguajar alavancam a audiência de um programa que por si só, fosse este de cunho esportivo jornalístico, já teria findado. Pobre povo, se alimenta do que há de mais sórdido em questões de jornalismo. Como dizia o mestre, vc é aquilo do que vc se alimenta.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: