Fortaleza é penta e se solidifica ainda mais no cenário nacional

Por Fábio Sormani

Com um gol do atacante Calebe aos 41’2T o Fortaleza chegou aos 2-2 diante do Ceará e conquistou seu quinto título cearense seguido na tarde deste sábado (08/04). Um penta inédito em sua trajetória de 105 anos de vida a serem comemorados em outubro próximo.

O título é o 46º de sua história, um a mais que seu eterno rival. Com isso, o Leão do Pici é o time cearense com mais títulos estaduais conquistados.

O Fortaleza é de dar inveja a alguns times do eixo Rio-SP. Quais? Pois, não: Santos, Botafogo e Vasco, por exemplo — e olha lá se o São Paulo não entra nessa lista de times que hoje estão abaixo do Fortaleza. O tricolor nordestino estrutorou-se magnificamente bem e atualmente é uma das forças do futebol brasileiro.

Essa história começa em 2017, quando Marcelo Paz assume a presidência do clube. Ele pegou o time na Série C (onde passou oito longos anos) e colocou-o na Série A do Brasileiro.

Com Paz o tricolor cearense ganhou duas Copas do Nordeste, cinco títulos cearenses e um da Série B. Mais do que isso: conquistou o respeito nacional, torno a dizer.

Do ponto de vista financeiro, o clube está muito bem, obrigado, e projeta neste ano de 2023 um orçamento superior a R$ 200 milhões em uma temporada. Isso jamais ocorreu com um time nordestino.

Por conta disso tudo, hoje, jogar contra o Fortaleza, não é certeza de vitória. Nem mesmo quando ele é o visitante. O time é sólido. Forte. Difícil de ser dobrado.

Tudo começou com Rogério Ceni no comando da equipe, mas consolidou-se com Juan Pablo Vojvoda. O argentino de 48 ganhou três desses cinco campeonatos cearenses e uma das duas Copas do Nordeste — os demais títulos vieram com Ceni.

Vojvoda deu cara a esse Fortaleza. Mudou sua estrutura de jogo (qual é?, depende do adversário, do local e da competição), o que faz com que os oponentes não tenham certeza jamais do que vão encontrar pela frente.

Isso é certeza de vitória? Não, não é; mas é certeza de que se não se dedicar, não correr em dobro, não for astuto e desenvolto, a vitória não chegará de jeito nenhum.

O Fortaleza conquistou na tarde deste sábado seu quinto título cearense seguido, já disse. Mas o que quero dizer agora (e em tom de lamúria) é que a melhor decisão estadual deste dia 08/04 ficou escondida do resto do Brasil: Fortaleza x Ceará esteve reduzido a um streaming e a transmissão em TV aberta local.

O embate decisivo cearense era muito mais atraente que Grêmio x Caxias. A decisão gaúcha, todavia, ganhou transmissão nacional em canal a cabo, talvez por conta do ranço que ainda permeia o futebol brasileiro.

Os dirigentes cearenses têm que ter um olhar mais atento para o ano de 2024. A decisão do campeonato local não pode ficar escondida. O Fortaleza é hoje um dos grandes do futebol brasileiro. Merece mais respeito. Merece estar em rede nacional, pois é um time de dimensão nacional.

O Ceará? Bem, que ele corra atrás. E tem mesmo que correr, pois a rivalidade local é grande demais e seus torcedores não admitirão jamais estar — como estão — abaixo de seu rival.

Então, que o Vozão se mexa e seja arguto, porque cada dia que passa pode significar um ano perdido. E não há tempo a perder.

O estado do Ceará está no mapa do futebol nacional, minha gente. Hoje, por conta do Fortaleza. O Ceará tem que ajudar nesse alicerce.

Não precisa de legenda, não é mesmo? Foto: Instagram

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: